O conclave chegou a um resultado na quarta votação, elegendo o 267º Sucessor de Pedro. A confirmação veio nesta quinta-feira, 8 de maio de 2025, quando a fumaça branca começou a sair da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, no Vaticano, pouco depois das 18h07 (horário local). Este sinal visual da eleição de um novo papa causou grande comoção entre os milhares de fiéis presentes na Praça São Pedro e Via da Conciliação, que testemunharam um dia histórico para a Igreja Católica. O som do badalar dos sinos da Basílica de São Pedro soou em seguida, servindo como confirmação adicional de que “Habemus Papam” (Temos Papa).
Após aceitar formalmente sua eleição à Cátedra de Pedro, o novo Pontífice dirige-se à chamada “Sala das Lágrimas”. Neste local, ele se veste com uma das vestes papais previamente preparadas, com a assistência do Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, Dom Diego Giovanni Ravelli.
Pronto para o anúncio ao mundo, o Sumo Pontífice procede à Sacada Central da Basílica de São Pedro. De lá, o cardeal protodiácono, Dominique Mamberti, tem a honra de anunciar oficialmente o nome do novo Papa, utilizando a tradicional fórmula em latim: “Habemus Papam”.
Para efeito de comparação histórica, é interessante notar que tanto João Paulo I, em 1978, quanto Bento XVI, em 2005, também foram eleitos no quarto escrutínio (quarta votação) do conclave.
Com informações de Vatican News
Wagner Sales – editor de conteúdo
Foto: Vatican News