O DOCE SABOR DA MIQUELINA: CAPÍTULO 2 – Sandrinha Miquelina

Por: Jorge Eduardo Magalhães

Desde criança, Sandra Isabel, sua prima, filha de sua tia Evilásia, irmã de sua mãe, apresentava aptidões artísticas. Nas festas da família, cantava e dançava com desenvoltura. Tinha a mesma idade de Ana Flor e, embora se dessem bem, uma era o oposto da outra. Enquanto uma era carismática e desinibida, a outra era insossa e tímida. Sandra Isabel apresentava uma luz própria, uma beleza singular, enquanto Ana Flor sempre fora apagada e raquítica.

A menina Sandra era a queridinha da família, inclusive para Dona Evarista: toda vez que se encontravam nas festas de família, mudava completamente com as filhas, principalmente, com Ana Flor, tratando-a mal e comparando-a com a prima. Parecia ter vergonha da filha. Toda vez que a família da tia Evilásia estava presente, Dona Evarista, sua mãe, mudava da água para o vinho entre eles, inclusive com o marido. Era como se estivesse enfeitiçada.

Embora a vida da Tia Evilásia não fosse a das melhores, Dona Evarista tinha uma verdadeira obsessão pela vida da irmã e, quando essa estava presente com os seus, sua mãe ficava em estado de catarse, olhando para o horizonte, fascinada pelo carisma de Sandra Isabel e irritada com a falta de brilho das filhas.

As coisas pioraram depois que a família da Evilásia, devido a uma adversidade e durante algum tempo, foi morar na casa da irmã. Evarista parecia estar incorporada com algo, e dedicava todo o seu tempo à família da irmã, tratando-os com mimo e carinho, enquanto rechaçava os seus.

Já na adolescência, Sandra, que tinha pouca ou quase nenhuma aptidão para os estudos, enquanto Ana Flor terminava seu curso de Formação de Professores, sem nenhuma admiração da mãe, já manifestava a sua intenção de ser artista. Começou fazendo pontas em programas de auditório e, posteriormente, foi convidada para ser dançarina do Adilson Show, um programa de auditório com baixíssima audiência, transmitido por uma emissora com imagem e som péssimos. Sandra era uma de suas adilsetes.

O apresentador Adilson Jr., aliás, um tipo muito cafona, cujas atrações de seu programa eram artistas totalmente desconhecidos e, geralmente, de pouco talento e um auditório que tinha também poucos lugares, passava sempre a impressão – pelo ângulo das câmeras – de que era enorme e estava sempre lotado.

O programa tinha como único patrocinador os Refrigerantes Miquelina, que entre um intervalo e outro, Adilson Jr. anunciava, “Refrigerantes Miquelina, o doce sabor que fascina”. Durante o anúncio, a câmera focalizava Sandra Isabel dançando, com um sorriso que não se desmanchava, segurando o cartaz da bebida. O constante reclame rendeu-lhe a alcunha de Sandrinha Miquelina, que acabou se tornando o seu nome artístico.

Dona Evarista, que na época já começava a apresentar sinais de obesidade, não perdia um programa. Aliás, na escola, quando ainda trabalhava como servente, só falava sobre o programa e da sobrinha. Suas colegas de trabalho diziam que só ela que assistia ao programa.

Além de não perder um programa Adilson Show, que era transmitido nas tardes de sábado, começou a beber os Refrigerantes Miquelina. No início, de forma esporádica, mas, com o tempo, foi consumindo cada vez mais, sempre fazendo elogios à sobrinha e a comparando com os seus.

Desde que a família de sua irmã morou durante um período em sua casa, percebia que os meninos eram doidos por Sandra, enquanto Ana Flor era praticamente invisível. Isso fazia com que Dona Evarista fizesse ainda mais elogios à sobrinha e desdenhasse cada vez mais das filhas.

Sandrinha Miquelina ainda chegou a fazer um comercial do refrigerante e uma breve participação na telenovela, com audiência mediana, Vontade de amar, numa cena em que aparecia de costas como recepcionista, cerca de cinco a oito segundos.

Dona Evarista, cada vez mais orgulhosa da sobrinha, falava para toda a vizinhança e ao pessoal da escola que Sandra, além de ser uma adilsete, também era atriz e havia feito uma participação especial na novela Vontade de amar. Convidou as outras serventes da escola e a vizinhança para assistirem ao trecho da novela, no dia que a sobrinha apareceria, e obrigou Margarida, a filha mais nova, a gravar o capítulo em VHS. Serviu uns tira-gostos e Refrigerantes Miquelina para os convidados. Aborreceu-se com uma colega de trabalho quando ela disse “Bem especial mesmo”.

Quase ninguém assistia ao programa do Adilson Jr., e a novela Vontade de amar não caiu no gosto do público; por isso, Sandrinha Miquelina era praticamente desconhecida para o grande público; sendo celebridade apenas para sua mãe, sua tia e meia dúzia de fãs e espectadores do programa Adilson Show. Dona Evarista obrigava a filha caçula a gravar todos os programas aos sábados e o comercial com a sobrinha dos Refrigerantes Miquelina.

Sabendo que a tia adorava os Refrigerantes Miquelina, Sandra lhe deu caixas e mais caixas da bebida que ganhava dos patrocinadores. Dona Evarista ficava toda feliz ao receber a bebida e, aos poucos, foi consumindo e engordando cada vez mais, e a casa começou a ficar mais suja devido ao seu desleixo e processo de compulsão por acumulação, principalmente no que se tratava de cartazes, garrafas e latas dos Refrigerantes Miquelina.

Com o tempo, o programa Adilson Show foi terminando e os presentes de Sandra à tia foram diminuindo, ficando cada vez mais difícil encontrar os Refrigerantes Miquelina, sendo o bar do Toninho o único local onde ainda podia se comprar a bebida na região.

Depois de não conseguir trabalho em comerciais, como dançarina ou alguma ponta na TV, Sandra, sem se despedir da família, acabou saindo do Brasil, e tia Evilásia, nunca deixou muito claro o destino da filha. Sempre com respostas vagas, falava que a filha havia se casado com um diretor de cinema italiano e trabalhava em seus filmes. Estava vivendo em Roma. Dona Evarista quase se derretia de orgulho, aumentando, ainda mais, o seu desprezo pelas filhas.

Foi durante este período que Margarida engravidou de um namorado que tinha no bairro, e teve Brenda.

NÃO PERCAM O CAPÍTULO DE AMANHÃ.

Acessem meu blog: http://jemagalhaes.blogspot.com

 

Adquiram meu livro UMA JANELA PARA EUCLIDES

editorapatua.com.br/uma-janela-para-euclides-dramaturgia-de-jorge-eduardo-magalhaes/p

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre Jorge Eduardo Magalhães Jedu Magalhães

Jorge Eduardo Magalhães Jedu Magalhães

Check Also

O DOCE SABOR DA MIQUELINA: CAPÍTULO 19 – Miquelina Produções

Por: Jorge Eduardo Magalhães Ao despertar, Sandra já havia ido embora; entretanto, deixara um rastro …

2 Comentários

  1. Avatar

    Bem realista essa narrativa. Há muita veracidade nas personagens.

  2. Avatar
    ALVIMAR DO NASCIMENTO

    Excelente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.