Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Foto: Alexandre Loureiro/COB.

Olimpíadas de Paris 2024, os jogos da equidade e da esperança

Rio (RJ) – Começaram os Jogos Olímpicos de Paris neste 26 de julho. Eles trazem uma ponta de esperança. Após a edição de Tóquio, que teve uma série de restrições de público e vários eventos com ginásios vazios e as máscaras sendo artigo obrigatório, por causa da pandemia da covid-19, desta vez teremos estádios e arenas lotadas.

Além disso, os jogos marcam algo inédito no esporte. Pela primeira vez na história, uma Olimpíada vai contar com o mesmo número de atletas homens e mulheres. Em Tóquio, já foram 51% de homens e 49% de mulheres, mas agora o número de homens e mulheres é o mesmo, como prometido pelo COI.

Esta é a XXXIII edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Eles  começaram em 1896 e só não ocorreram em 1916, 1940 e 1944, por causa da I e da II Guerras Mundiais.

A edição de Paris tem algumas características que a tornam única.

  • Será a terceira vez que Paris sedia uma Olimpíadas (as outras duas foram em 1900 e 1924). A capital francesa irá igualar-se a Londres que sediou os jogos em 1908, 1948 e 2012;
  • Pela primeira vez a festa de abertura não foi em um estádio. Aconteceu no Rio Sena, no dia 26 de julho;
  • As águas de Paris vão distribuir o maior número de medalhas nas Olimpíadas. Serão 49 modalidades disputadas na capital francesa;
  • Em 2024, o Breaking passa a integrar a lista de modalidades olímpicas. A competição de dança será dividida em dois eventos distintos, um para homens e outro para mulheres. A inclusão desse esporte no programa olímpico, além do skate e do surfe, que foram incluídos em Tóquio, tem como objetivo atrair a atenção dos jovens para o evento;
  • Como tem ocorrido desde os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, os refugiados vão defender a Equipe Olímpica de Refugiados. Será que em Paris os refugiados irão subir ao pódio pela primeira vez?

Um dos grandes desafios do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e da Prefeitura de Paris era tornar as águas do Rio Sena próprias para banho. Conseguiram esse objetivo a menos de um mês do início dos Jogos.

Outra característica do evento é que todas as mais de 5 mil medalhas das Olimpíadas e Paraolimpíadas foram confeccionadas com metal da Torre Eiffel, maior ponto turístico da capital francesa. Além de entrar para a história do esporte, os medalhistas levarão para sempre um pedacinho da França.

Além disso, algumas provas como o vôlei de praia terá a Torre Eiffel como plano de fundo. Imaginem a sensação de ganhar uma medalha de ouro com um dos pontos turísticos mais conhecidos do mundo ao fundo.

Que comecem os Jogos!

Com informações de Salvador Gama

Wagner Sales – Editor de conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

Guterres elogia atuação das forças de paz da ONU no Líbano

Beirute (LB) – O secretário-geral da ONU está em Beirute, capital do Líbano, onde realiza …

2 Comentários

  1. Avatar

    Vamos nessa Brasil.

  2. Avatar

    PRA SIMA DELES BRASIL 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.