A Polícia Civil de São Paulo deflagrou a Operação Centauro para combater a crescente onda de falsos entregadores na cidade de São Paulo. Esses criminosos se disfarçam de entregadores, utilizando inclusive itens com marcas de aplicativos de entrega, para cometer assaltos. A ação policial, iniciada na tarde desta sexta-feira (11/04), mobilizou 82 agentes para realizar rondas estratégicas e identificar suspeitos que utilizam motos dublês na prática de crimes.
A operação teve seu ponto de partida no 14° Distrito Policial, localizado em Pinheiros, na zona oeste da capital paulista. As equipes policiais foram distribuídas de forma estratégica em áreas com alta incidência de roubos, furtos, latrocínios e golpes praticados por falsos entregadores. A polícia também possui uma lista detalhada com informações sobre placas de veículos suspeitos, identificados em ocorrências anteriores de assalto.
De acordo com o delegado Felipe Nakamura, do Corpo Especial de Repressão ao Crime Organizado (Cerco), responsável pela coordenação da diligência, o objetivo da Operação Centauro vai além da proteção das vítimas. A ação visa também “prezar pelo trabalho do verdadeiro entregador, que sai todos os dias em busca de um dinheiro digno”, ressaltou o delegado.
O nome da operação, Centauro, faz uma analogia aos seres da mitologia grega com corpo parcialmente humano e parcialmente cavalo. Segundo o delegado, a figura do cavalo simboliza as motos frequentemente utilizadas pelos criminosos em suas ações.
Com informações de Agência SP
Wagner Sales – Editor de conteúdo