Segundo a Polícia Federal, há indícios de que havia a adulteração de informações inseridas em DAPs (declaração de aptidão ao PRONAF).

Operação da PF investiga desvio de recursos do PNAE

Rio – A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (16/4), a Operação Farnel, que investiga desvios de recursos advindos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por parte de uma associação de produtores rurais, mediante alteração de planilhas de produtos destinados à merenda escolar entregues por produtores rurais do município de Petrópolis/RJ.

Ao longo da investigação, foi possível verificar que representantes da associação lançavam, em planilhas entregues à prefeitura do município, valores e quantidade de alimentos que divergiam do que fora realmente adquirido dos agricultores associados, além de adulterarem a qualidade e quantidade dos produtos.

Adulteração de informações

Segundo a Polícia Federal, há indícios de que havia a adulteração de informações inseridas em DAPs (declaração de aptidão ao PRONAF), documento este essencial para que o agricultor familiar possa ter acesso às verbas vinculadas ao PNAE.

A operação deflagrada visa robustecer o conjunto de provas já existente, de forma a coletar mais elementos que possam estabelecer o montante total dos valores desviados, bem como revelar eventual participação de servidores públicos nas condutas criminosas investigadas.

Os crimes praticados com recursos do PNAE têm potencial impacto social, quantitativa e qualitativamente, tendo em vista que englobam verbas destinadas aos serviços de educação para a população, principalmente a de baixa renda. Muitas vezes estas pessoas têm na merenda escolar sua única fonte de alimentação diária.

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato, falsificação de documentos públicos e crimes licitatórios. O nome da operação “Farnel” significa lanche, merenda.

Com informações de assessoria

Wagner Sales – Editor de conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

Mais uma apreensão de armas de guerra na zona oeste do Rio

Rio (RJ) – Policiais militares do Comando de Operações Especiais (COE), com informações do Serviço …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.