A clínica Pró-Onco Mulher se uniu à Oncomed em mais uma parceria inédita, dessa vez voltada à orientação, alertas e cuidados em geral sobre o câncer de mama e do colo de útero, os dois tumores mais frequentes nas mulheres. O pontapé inicial foi o Pink Coffee, evento conduzido pelo mastologista e cirurgião oncológico Rodrigo Souto, diretor técnico da Pró-Onco Mulher e diretor científico do Instituto Oncomed. O especialista falou para 30 empresárias e empreendedoras sobre a importância da criação de uma rede de apoio para ampliar a divulgação das ações que busquem conscientizar cada vez mais a população sobre a prevenção da doença.
Realizada no último dia 30/01 na unidade São Francisco da Oncomed, em Niterói, a iniciativa resultou na criação das Embaixadoras Pink. Elas vão apoiar o novo projeto Entrelaçadas, nome que surgiu no próprio encontro com empresárias e empreendedoras de diversos setores e instituições, como o grupo Somos Empreendedoras e o Núcleo Niterói do Mulheres do Brasil, que tem à frente Luiza Helena Trajano (líder da rede Magalu), e hoje com mais de 130 mil participantes em todo o mundo.
Participaram também representantes da Prefeitura de Niterói, entre elas, Eliane Gonçalves, assessora da primeira-dama Fernanda Sixel e integrante do Grupo de Trabalho Niterói Mulher; e a secretária municipal da Mulher, Thaiana Ivia, que reforçou a importância do envolvimento de todos os segmentos na causa e aderiu ao movimento Embaixadoras Pink lançado no encontro. Rodrigo Souto começou sua fala destacando a importância de reunir empresárias e empreendedoras que possam ajudar na promoção da divulgação da causa, atraindo parceiros para que cada vez mais mulheres sejam impactadas e atendidas. Ele também ressaltou o fato de Niterói ter mulheres à frente de pastas fundamentais para as ações de saúde, referindo-se não só a Thaiana Ivia, mas também a vice-prefeita Isabel Swan e a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows.
Números da doença
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a previsão é que em 2025 surjam 74 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, um risco da doença para 66 entre cada 100 mil mulheres. Em todo o planeta, tem sido registrado por ano um aumento de 0,5%, principalmente, em mulheres abaixo de 50 anos. Sobre o câncer de colo de útero, são 17 mil novos casos por ano em todo o país, sendo a doença a terceira causa de morte por câncer e o quarto mais comum em mulheres no país.
Calendário 2025
Há quase dez anos as duas instituições oncológicas iniciaram ações de conscientização e prevenção ao câncer, todas no calendário anual da cidade das ações do Mês Internacional da Mulher e do Outubro Rosa. Os eventos já agendados para 2025 são:
Dia 9/03 – Yoga na Praia
Dia 16/03 – Caminhada da Mulher
Dia 19/04 – Dia C de Combate ao Câncer
Dia 12/06 – Tarde da Beleza
Dia 5/10 – Caminhada Outubro Rosa
Dia 18/10 – Jornada de Mastologia
Dia 25/10 – Nosso Dia Pink
Com informações de Jeline Rocha
Wagner Sales – Editor de conteúdo