Maxuel lembrou que, apesar de ser o maior consumidor de pescado no país, o Rio de Janeiro não dispõe de um entreposto para armazenar e comercializar o produto. Foto: Wagner Sales.

Pescadores de São Gonçalo pedem construção de píer na Praia das Pedrinhas

Rio – Não faltaram pedidos de apoio para os pescadores na segunda audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. O encontro presidido pelo deputado petista Renato Machado, foi realizado na Câmara de Vereadores de São Gonçalo, na região metropolitana da capital, nesta segunda-feira (27/11).

Intitulada “Impactos da Pesca Artesanal na Geração de Empregos e Renda no Estado do Rio”, na audiência pública foram discutidas a construção e recuperação da Escola de Pesca do Gradim; reativação do conselho municipal da pesca; renovação da atividade pesqueira no município; construção de um píer na Praia das Pedrinhas, a margem da Baia de Guanabara. Embora tenha sido convidado para o encontro pela Vereadora Priscila Canedo (PT), o governo do Capitão Nelson Ruas, não enviou nenhum representante do município, o que acabou causando um mal estar no público que lotou o plenário da Câmara. Ao contrário da administração municipal, o evento foi prestigiado por vários pescadores e vereadores da cidade de Maricá.

Participaram da audiência, além de Renato Machado e Priscila Canedo, o representante da OAB, Marcus Vinicius, Maxuel José Monteiro da Costa, do Sindicato dos Pescadores do Rio e Espírito Santo; Edmar Azevedo, presidente da União dos Pescadores de São Gonçalo; Edson Carlos Rocha, do Conselho de Marinha Mercante. e o ex-vereador Miguel Moraes. Na audiência pública foi sugerida a criação de uma linha de crédito para os pescadores artesanais.

Maxuel lembrou que, apesar de ser o maior consumidor de pescado no país, o Rio de Janeiro não dispõe de um entreposto para armazenar e comercializar o produto. Ele ressaltou ainda os riscos e os custos da atividade como por exemplo, a manutenção das embarcações.

Por sua vez, Edimar Azevedo reclamou da falta de financiamento para os pescadores, e pediu apoio do legislativo para a realização das festas de São Pedro dos pescadores realizadas nas praias das Pedrinhas e de Itaoca. Ele denunciou mortandade de peixes que vem sendo registrada na Baia da Guanabara, em consequência do descarrego de água de lastro dos navios. Outro problema apontado por Edimar está ligado aos caranguejos que não conseguem se desenvolver nos manguezais em razão da poluição.

Durante o encontro, também foi sugerida a criação de um programa de saúde do pescador. No encerramento do evento, Renato Machado, que tem origem na atividade pesqueira, prometeu assumir ao que chamou de “briga” dos pescadores por seus direitos.

 

Com Wagner Sales (reportagem e edição)

Sobre wagner

wagner

Check Also

Novo PGJ anuncia fortalecimento do GAECO que terá mulher na direção

O procurador-geral de Justiça, Antonio José Campos Moreira, assumiu o cargo nesta sexta-feira (17/01) com …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.