A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação para investigar e reprimir a corrupção eleitoral envolvendo vereadores eleitos nas cidades de Cabo Frio (RJ) e São Pedro da Aldeia (RJ), no âmbito das eleições municipais de 2024.
Sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela PF em residências de investigados e nas Câmaras de Vereadores de ambos os municípios, por ordens expedidas pela Justiça Eleitoral.
Esquemas de Compra de Votos Revelados
Em Cabo Frio, a investigação começou no primeiro turno do pleito, após cabos eleitorais de um candidato a vereador (que foi eleito) serem detidos pela PF sob suspeita de compra de votos. Com eles, foram apreendidos santinhos e dinheiro fracionado. As apurações subsequentes revelaram conversas que confirmam práticas ilícitas, especialmente o agendamento de consultas médicas em um hospital municipal de Cabo Frio em troca de votos. Um funcionário da unidade estaria envolvido no esquema.
Já em São Pedro da Aldeia, no mesmo período, um eleitor foi flagrado filmando a urna eletrônica. As investigações apontaram que a gravação foi feita a mando de um cabo eleitoral de um candidato a vereador (também eleito), como prova para receber R$ 100 previamente negociados. As conversas obtidas pela PF detalham a negociação, indicando que a entrega dos valores ocorreria no comitê de campanha do candidato, no bairro Mossoró.
Entre os alvos da operação, foram citados os vereadores eleitos Jackson Souza (Podemos) em São Pedro da Aldeia e André Jacaré em Cabo Frio. Os investigados podem responder por corrupção eleitoral e outros delitos que surgirem durante as apurações.
Com informações de assessoria
Wagner Sales – editor de conteúdo
Foto: Divulgação