A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com o IBAMA e a FUNAI, deflagrou nesta quinta-feira (15/05) a Operação Olhos Fechados. O objetivo é combater crimes de desmatamento, garimpagem ilegal e usurpação de bens da União, além de associação criminosa, na Terra Indígena Sete de Setembro, situada nos estados de Rondônia e Mato Grosso.
A investigação começou após uma incursão anterior no território protegido, onde equipes de fiscalização depararam com resistência do cacique de uma aldeia que dava acesso ao garimpo ilegal. Em 2024, outras ações e diligências foram realizadas, levantando elementos que indicaram um possível envolvimento de indígenas na atividade ilegal e na participação nos lucros obtidos. As apurações também verificaram a expansão da área de garimpo, com intenso trabalho de garimpeiros no local.
A Operação Olhos Fechados foca em apurar o possível envolvimento de lideranças indígenas que, sob suspeita, teriam “fechado os olhos” para a ilegalidade em troca de vantagens financeiras. Essa conduta também dificultaria o trabalho da polícia na coleta de provas e na realização de prisões em flagrante.
Os mandados, expedidos pela Vara Única da Subseção Judiciária Federal de Juína/MT, resultaram no cumprimento de onze mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva, sendo que dois destes últimos foram cumpridos contra caciques. Duas pessoas que eram alvo de mandados de prisão estão foragidas. Além disso, durante a operação, foi realizada uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e cumprido um mandado de prisão que constava em aberto no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
Com informações de assessoria
Wagner Sales – editor de conteúdo
Foto: Divulgação