A atriz Lucia Alves morreu nesta tarde, no Río de Janeiro. Ela estava internada desde o início do mês na Casa de Saúde São José para tratar de um câncer no pâncreas, descoberto há três anos.
Conheci Lúcia Alves lá no início de 1973. Eu cobria a novela global das sete, Carinhoso, como repórter da revista Amiga. Lúcia, nesta trama escrita por Lauro César Muñiz e dirigida por Daniel Filho e Walter Campos, interpretava a personagem Leda Maria. Fiz uma boa matéria com ela, publicada com destaque em duas páginas, e a partir daí, costumávamos bater bons papos quando lhe sobrava tempo entre uma cena e outra. Ela, então, já ostentava um sucesso que marcaria toda sua carreira – a Índia Potira da novela Irmãos Coragem, de 1970. Até 2013, quando fez seu último trabalho na TV Globo – “Jóia rara” – Lúcia esteve em muitas outras novelas, algumas séries, uns filmes e recebeu vários prêmios. Sem nunca perder esse seu sorriso escancarado.
Entre 1973 e 2005, quando ficou viúva, Lúcia foi casada com Fred Schleisinger. Eles tiveram uma única filha, Renata. A vida e a obra desta atriz múltipla, que transitou fácil entre o drama e a comédia, entre o riso frouxo e o choro convulso, rende muito mais que essa singela homenagem. Mas ainda cabe aqui uma curiosidade sobre ela – a sua semelhança física com o cantor Sidney Magal, que até hoje rende piadinhas e memes nas redes sociais. E uma pergunta recorrente – Lúcia Alves e Sidney Magal são irmãos? Não!
Descanse em paz Lúcia Alves, grande atriz e gente muito boa!
Com informações de Luzia Salles
Wagner Sales – Editor de conteúdo