Brasília (BSB) – A Polícia Federal assinou, nesta Sexta-feira (13/12), um memorando Operacional Antidrogas com o Departamento de Segurança Pública da Itália, com objetivo de fortalecer a confiança entre as forças policiais dos dois países.
O acordo foi firmado pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e pelo diretor-geral do Departamento de Segurança Pública da Itália, Vittorio Pisani, na Embaixada do Brasil, em Roma. Também acompanharam o ato o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, o ministro do Interior da Itália, Matteo Piantedosi e o adido da Polícia Federal em Roma, Umberto Ramos Rodrigues.
Ações concretas
O acordo visa fortalecer a confiança entre as forças policiais dos dois países e estabelece ações concretas, como a troca de informações, capacitação mútua, integração de inteligência e realização de operações conjuntas, com intuito de aumentar o sucesso no combate as organizações criminosas que atuam internacionalmente.
Baseado em compromissos assumidos em importantes tratados internacionais, como a Convenção de Palermo (2000), a Convenção contra o Tráfico Ilícito de Entorpecentes (1988) e o Acordo Bilateral de 1997, o memorando reafirma a convergência estratégica entre Brasil e Itália no enfrentamento ao tráfico de drogas.
A cooperação internacional entre forças de segurança da Itália e do Brasil tem sido fortalecida nos últimos anos com diversas ações e projetos conjuntos, tanto na esfera da cooperação policial quanto da jurídica.
Com informações de assessoria
Wagner Sales – Editor de conteúdo
Foto: Divulgação