Luanda (AO) – Três homens foram mortos a tiros supostamente por engano de um policial do Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Cazenga. O caso teria ocorrido no distrito urbano do Kima Kieza. Segundo nota oficial do director do gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa SIC Geral, Manuel Halaiwa, as vítimas são moradores que foram confundidos com bandidos que armados, vinham assaltando e aterrorizando moradores da região.
Tudo ocorreu durante a madrugada desta quinta-feira, na via pública no bairro curtume. Ao tomar conhecimento dos assaltos, o agente do SIC que se encontrava a descansar na residência de sua mãe, no bairro aonde nasceu e cresceu, teria saído em defesa da vizinhança e, utilizando de uma arma de fogo do tipo pistola, a poucos metros encontrou com três homens próximos a uma casa vizinha, sendo que um estava a escalar o muro para introduzir-se no quintal.
Assaltos
Nessa altura, em meio a escuridão do local, e na convicção de serem os mesmos indivíduos que protagonizavam os assaltos, efectuou disparos na tentativa de neutralizá-los. Os tiros acabaram matando imediatamente dois dos três homens. O terceiro morreu no hospital dos Cajueiros. O policial que atirou ainda não se apresentou e está sendo procurado.
Mais tarde, o caso que repercutiu nas redes sociais, foi esclarecido em parte ao se saber que os três homens pertenciam a mesma família e não eram bandidos. Eles moravam na casa e um deles estava pulando o muro porque teriam esquecido a chave do portão. Os corpos foram removidos para a morgue Central de Luanda, onde serão submetidos a intervenção médico legal.
Na nota, A direção geral do SIC lamentou o crime, se solidarizou com a família e garantiu que tudo fará para o esclarecimento total dos factos.
Com informações de Matias Venâncio (Correspondente em Angola)
Wagner Sales – Editor de conteúdo