<

Pré-Sal Brasileiro Bate Recorde de Produção de Petróleo e Gás

A produção de petróleo e gás natural no pré-sal brasileiro atingiu um novo recorde em março de 2025, com 3,716 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). Esse volume representa 79,8% da produção nacional total de petróleo e gás no período, evidenciando a crescente importância da camada pré-sal.

Dados de Crescimento e Impacto: Em comparação com março de 2024, a produção de gás natural no pré-sal foi 15% maior, e 4,3% superior a fevereiro de 2025. Já a produção de petróleo no pré-sal teve elevação de 3,8% frente a fevereiro e um crescimento de 8% na comparação anual (vs. março de 2024).

Essas informações detalhadas constam no Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural, divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), na última segunda-feira (5/5).

Impulso Tecnológico e Novas Plataformas

Segundo o MME, o crescimento da produção de petróleo e gás reflete o avanço tecnológico e operacional do setor, especialmente na Bacia de Santos, onde se concentram os maiores volumes extraídos. O ministro Alexandre Silveira, titular da pasta, destacou o esforço de coordenação do MME, Ibama e ANP para acelerar as licenças ambientais e a entrada em operação de novas FPSOs (navios-plataformas). Esse esforço tem resultado no aumento da produção e da arrecadação para União, estados e municípios.

O campo de Tupi manteve-se como o principal produtor do país, com média diária de 780 mil barris de petróleo e 39,15 milhões de metros cúbicos de gás natural. Entre as plataformas, a FPSO Sepetiba liderou na produção de petróleo (174,5 mil barris por dia), enquanto a FPSO Guanabara destacou-se na produção de gás natural (11,5 milhões de metros cúbicos diários), ambas instaladas na jazida compartilhada de Mero. O aproveitamento do gás natural também se destacou, atingindo 96,5% de todo o volume produzido, com 46,95 milhões de metros cúbicos por dia disponibilizados ao mercado.

A Petrobras segue como principal operadora do setor, responsável por 90,2% da produção nacional de petróleo e gás, considerando os campos em que atua sozinha ou em consórcio. Em março, a produção do país partiu de 6.466 poços, sendo 528 em ambiente marítimo e 5.938 em áreas terrestres.

Desempenho da Petrobras no 1º Trimestre de 2025

 No primeiro trimestre de 2025, a Petrobras registrou um aumento de 5,4% na produção média de óleo, LGN (Líquidos de Gás Natural) e gás natural, alcançando 2,77 MMboed (milhões de barris de óleo equivalente por dia). Este crescimento foi impulsionado por menor volume de perdas por manutenções, melhor eficiência operacional na Bacia de Santos, a entrada em produção do FPSO Almirante Tamandaré (campo de Búzios) e o ramp-up do FPSO Marechal Duque de Caxias (campo de Mero). A Petrobras atingiu recordes de produção operada no pré-sal no 1T25: 2,77 MMboed (óleo + LGN) e 3,38 MMboed (produção total).

Vendas de Derivados e Refino: As vendas de derivados de petróleo no mercado interno aumentaram 2,9% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionadas por diesel, gasolina e QAV. A Petrobras registrou 73% de participação do óleo do pré-sal na carga processada em seu parque de refino, reforçando a otimização de uso dessas correntes para produção de derivados de maior valor agregado e redução de emissões.

 

Com informações de Agência Gov.

Wagner Sales – editor de conteúdo

Foto:  Tânia Rêgo/Agência Brasil

Sobre wagner

wagner

Check Also

Lula e Putin Debatem Parceria Estratégica e Geopolítica em Moscou

Nesta sexta-feira (9/5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma reunião bilateral …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.

Open chat
Oi, tudo bem, como posso te ajudar?
Can we help you?