A Prefeitura do Rio apresentou, nesta quinta-feira (26/12), o planejamento operacional para o Réveillon Rio 2025 – A Maior Virada do Mundo. Ao todo, 8.358 agentes municipais de 11 órgãos atuarão para garantir o bem-estar dos cariocas e visitantes, monitorando a ordem pública, a operação de transporte, a fiscalização do trânsito, a limpeza e o atendimento de emergência.
Uma celebração inesquecível, reunindo música, arte e cultura, transformando a cidade em um grande palco de alegria e vibração, espera os cariocas e visitantes na chegada do próximo ano, quando se apresentarão mais de 55 atrações, entre elas Maria Bethânia e Caetano, Ivete e Anitta.
– Mais uma vez, a cidade está pronta para realizar essa grande celebração da chegada de um novo ano. Vamos permitir que os cariocas celebrem por toda a cidade. Destacamos sempre Copacabana pelo simbolismo que representa o Réveillon para o mundo. Temos certeza que será uma noite de celebração, de muita festa. O Rio, mais uma vez, vai mostrar sua enorme capacidade de organizar grandes eventos e receber bem quem nos visita – afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Palco Leme
Desta vez, serão três palcos em Copacabana: o palco Leme está de volta (com programação para o público gospel), além do Palco Rio (o principal, que será majoritariamente em LED) e o palco Samba (no formato de um pandeiro). Por toda cidade, haverá mais 10 palcos com muita música e confraternização, com destaque para a estreia da festa nos recém-inaugurados Parque Oeste (Inhoaíba) e Parque Realengo Susana Naspolini.
Este ano, o show pirotécnico acontecerá em três pontos: Copacabana, com dez balsas, onde terá duração de 12 minutos; Flamengo com três balsas; e Penha, com a queima de fogos na Igreja da Penha. Mas antes mesmo dos fogos, quando a trilha sonora da virada começar a tocar, um show de luzes inédito iluminará Copacabana. Em cada uma das 20 torres de som posicionadas na Orla, haverá um balé de lasers abrindo a contagem regressiva para 2025 e o show de fogos.
Uma base de atendimento dos órgãos públicos, com 12 contêineres, foi montada junto à Escola Cícero Pena. O local funcionará como ponto de atendimento às crianças perdidas e demais políticas de assistência e acolhimento. Por toda a orla de Copacabana, foram disponibilizados 800 banheiros químicos. E os palcos terão área destinada a pessoas com deficiência.
Fechamento da pista da Avenida Atlântica, junto aos prédios, a partir das 8h
A CET-Rio preparou um esquema especial de trânsito para a virada do ano. Na Zona Sul, a novidade é que o bloqueio completo do trânsito na Avenida Atlântica será antecipado. Além do habitual fechamento da pista da praia a partir das 7h, em 31 de dezembro, as faixas junto aos prédios serão bloqueadas ao tráfego a partir das 8h. Em anos anteriores, esse fechamento só ocorria na parte da tarde.
Entre as medidas que serão tomadas, haverá proibição de estacionamento começando a valer a partir das 18h de 30 de dezembro em diversas vias de Copacabana, Leme, Ipanema e Botafogo, já para liberar a circulação nestes locais. A partir das primeiras horas do dia 31, os ônibus de fretamento serão proibidos de acessar Copacabana e Leme.
Também no dia 31, o Aterro do Flamengo será fechado no mesmo esquema da tradicional área de lazer, entre o Trevo dos Estudantes e o Monumento a Estácio de Sá, a partir das 18h. A partir das 22h, haverá bloqueio total de acesso à Copacabana, incluindo ônibus e táxis.
A companhia de tráfego estará com todos seus recursos operacionais envolvidos nos eventos em diversas regiões da cidade. Ao todo serão 300 agentes na operação de trânsito, sendo 220 pessoas em Copacabana, entre operadores e apoiadores de tráfego. Eles terão apoio de 59 motocicletas e 26 viaturas operacionais, tudo para manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários.
Serão instalados 600 galhardetes e 460 placas de proibição de estacionamento em Copacabana e bairros adjacentes com o objetivo de alertar os motoristas sobre as mais de 3.000 vagas suprimidas na região. Também serão utilizadas 40 faixas de orientação e 31 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as alterações no trânsito, os horários e locais dos bloqueios, as restrições de estacionamento, além das condições do tráfego.
Técnicos da CET-Rio que atuam no Centro de Operações Rio (COR) farão o monitoramento de toda a cidade, implantando os ajustes necessários na programação dos semáforos, em função das condições do trânsito em cada momento. Além disso, os reboques serão posicionados em pontos estratégicos das principais vias para desobstrução rápida em caso de acidentes ou avarias de veículos.
Segurança terá 78 torres de monitoramento
O monitoramento da segurança pela Polícia Militar terá 78 torres ao longo da praia. Nos pontos de bloqueio, o público será revistado e não será permitida a entrada com garrafas de vidro. Já a Guarda Municipal e os agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop) atuarão na fiscalização do comércio de garrafas de vidro por ambulantes, bem como do cercamento de área pública por barraqueiros ou a utilização de área maior do que a já concedida por quiosques. Agentes da CET-Rio fiscalizarão o estacionamento proibido nas ruas interditadas e a carga e descarga de mercadorias após o horário determinado.
O Centro de Operações Rio (COR) fará o monitoramento do Réveillon em todos os pontos da cidade. Somente em Copacabana, serão mais de 240 câmeras para acompanhar a chegada e a saída do público, além dos principais bloqueios de trânsito. O COR terá uma base avançada no bairro com seis operadores e um coordenador de cidade, que vão observar somente imagens do bairro e farão o acionamento imediato de equipes operacionais em caso de emergências. Dois drones serão utilizados para fazer o monitoramento da movimentação nos três palcos e nos acessos ao bairro de Copacabana.
Mais de 100 operadores de diversas secretarias e de órgãos operacionais da Prefeitura do Rio estarão de plantão na sede do COR, na Cidade Nova, acompanhando uma visão geral das festas que estarão sendo realizadas pela cidade. Os operadores terão contato direto com os organizadores das celebrações, o que facilitará o deslocamento de equipes de emergência, caso necessário.
Turistas e cariocas podem baixar o aplicativo COR.Rio para estarem conectados com as principais ocorrências: bloqueios de trânsito, previsão do tempo e interdições. O aplicativo do COR é gratuito, está disponível para Android e iOS nas lojas virtuais de aplicativos, e conta com versões em português, espanhol e inglês.
Com informações de assessoria
Wagner Sales – Editor de conteúdo
Foto: Fernando Maia / Prefeitura do Rio