O Presidente da República de Angola e Presidente em Exercício da União Africana, João Manuel Gonçalves Lourenço, endereçou uma mensagem oficial de felicitações ao recém-eleito Papa Leão XIV, reconhecendo a importância da sua eleição para a liderança espiritual da Igreja Católica.
Na mensagem, enviada em nome do Executivo angolano e em seu próprio nome, João Lourenço expressou “honra” e “grande alegria” pela ascensão de Leão XIV ao cargo de Bispo de Roma, enaltecendo o reconhecimento que a Igreja demonstrou ao eleger uma figura dotada das qualidades necessárias para conduzir os destinos espirituais de milhões de católicos ao redor do mundo.
“A escolha de Vossa Santidade foi resultado consensual de uma reflexão feita por proeminentes figuras da Igreja Católica, que reconheceram em Si todas as qualidades necessárias à condução dos crentes católicos do mundo”, lê-se na nota.
O Chefe de Estado angolano destacou ainda o papel da Igreja Católica como referência do humanismo, afirmando confiar que a influência do novo Papa poderá ser decisiva na busca por soluções pacíficas para os conflitos que afetam várias regiões do mundo, incluindo África, Ásia, Europa e o Médio Oriente.
“Acreditamos que a poderosa influência de Vossa Santidade contribuirá de forma significativa para a restituição da paz com a esperança de se restabelecer a concórdia e o entendimento entre os povos e as nações do nosso planeta”, sublinhou Lourenço.
Concluindo a mensagem, o Presidente angolano desejou ao novo Pontífice um pontificado “frutuoso e recheado de êxitos”, colocando ênfase na busca de um mundo “mais justo” e “melhor para todos”.
Com informações de António Mbinga Cunga
Wagner Sales – editor de conteúdo
Foto: