O presidente Lula pediu nesta sexta-feira (23/5) um minuto de silêncio em memória de Sebastião Salgado. “Um dos maiores fotógrafos do mundo, se não o maior”, disse o presidente, durante cerimônia no Palácio do Planalto. No evento, Lula e o presidente de Angola, João Lourenço, faziam declaração à imprensa sobre a assinatura de atos entre os dois países.
Lula informou ainda que o presente preparado para entregar ao colega do país africano foi justamente um quadro com fotografia de Sebastião Salgado. A realidade do continente – com suas desigualdades – foi uma das maiores fontes de inspiração do fotógrafo mundialmente conhecido por retratar a pobreza, as injustiças e o meio ambiente.
Em seguida, Lula divulgou nota oficial:
Me sinto profundamente triste com o falecimento de Sebastião Salgado, ocorrido na manhã desta sexta-feira. Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento obstinado em retratar a realidade dos oprimidos serviu, sempre, como um alerta para a consciência de toda a humanidade. Salgado não usava apenas seus olhos e sua máquina para retratar as pessoas: usava também a plenitude de sua alma e de seu coração. Por isso mesmo, sua obra continuará sendo um clamor pela solidariedade. E o lembrete de que somos todos iguais em nossa diversidade”, escreveu.
Com informações de Agência Gov.
Wagner Sales – editor de conteúdo
Foto: Ricardo Stuckert / PR