Rio de Janeiro (RJ) – Terminou a primeira fase da Eurocopa na Alemanha. Foram 36 jogos, com 81 gols.
Das 24 seleções que iniciaram a competição, 8 foram eliminadas (Albânia, Croácia, Escócia, Hungria, Polônia, Sérvia, Tchéquia e Ucrânia).
As favoritas se classificaram, com exceção da Croácia, que foi uma das grandes decepções da competição.
Classificadas:
As 16 seleções classificadas para as oitavas de finais são Alemanha e Suíça no Grupo A; Espanha e Itália no B; Inglaterra, Dinamarca e Eslovênia no C; Áustria, França e Holanda no D; Romênia, Bélgica e Eslováquia no E e Portugal, Turquia e Geórgia no H.
Decepção
Uma das decepções foi a Croácia. Com a base das últimas Copas do Mundo, em que foi vice campeã e terceira colocada, não conseguiu mais do que dois empates no Grupo B. Muito pouco para uma equipe que contava com o goleiro Livakovic, o zagueiro Gvardiol e os meiocampistas Brozovic, Kovacic e Modric.
Outras que não renderam o que se esperava, apesar de terem garantido a classificação foram a Inglaterra e a França. Uma vitória na estreia e dois empates contra seleções como Eslovênia e Polônia foi pouco para duas seleções que chegaram como mega favoritas, pelos jogadores que têm. Apesar do francês M’Bappe ter quebrado o nariz e do treinador inglês Southgate estar muito pressionado, as equipes não foram bem. Vamos ver se as duas equipes engrenam no mata-mata.
Surpresas
A Albânia foi uma seleção que fez um bom papel, mas não conseguiu a classificação. Empatou por 2×2 com a Croácia e criou dificuldades para a Itália e a Espanha. Treinados pelo brasileiro Sylvinho, os albaneses deixaram uma boa impressão.
Mas a grande surpresa da primeira fase foi a Áustria. Classificou-se em primeiro em um grupo que tinha França, Polônia e Holanda. Perdeu da França por 1×0 na estreia, mas derrotou Polônia e Holanda por 3×1 e 3×2 respectivamente. Alguns destaques da seleção austríaca foram o meia Sabitzer e o meia atacante Laimer do Bayern de Munique.
Outra boa surpresa foi a Geórgia. Derrotou nessa quarta-feira (26/06) a seleção reserva de Portugal por 2×0. Antes empatou com a Tchéquia por 1×1 e perdeu para a Turquia por 3×1 na estreia, em um dos melhores jogos da fase de grupos. Tem como destaques o goleiro Mamardashvili do Valencia da Espanha, o meia atacante Kvaratshelia do Napoli da Itália e o atacante Mikautadze do Metz da França, artilheiro da competição com 3 gols.
Espanha
A Fúria foi a única Seleção com 100% de aproveitamento na competição. 3 jogos e 3 vitórias, com 5 gols a favor e nenhum contra. Os destaques da equipe foram os laterais Carvajal do Real Madrid e Cucurella do Chelsea, o zagueiro Le Normand da Real Sociedad e o atacante Nico Williams do Athletic Bilbao.
Seleção da primeira fase:
A equipe ideal da primeira fase teria o goleiro Mamardashvili (Geórgia), Carvajal (Espanha), Rudiger (Alemanha), Le Normand (Espanha) e Cucurella (Espanha); Toni Kroos (Alemanha), Gundongan (Alemanha) e Sabitzer (Áustria); Musialah (Alemanha), Mikautadze (Geórgia) e Nico Williams (Espanha).
Confrontos das oitavas de finais
De um lado da chave estão Alemanha x Dinamarca e Espanha x Geórgia. Os vencedores se enfrentam.
Mais abaixo estão França x Bélgica e Portugal x Eslovênia. Quem vencer faz o duelo das quartas de finais. As duas equipes que passarem fazem a semifinal. Podemos ter Alemanha x França ou Alemanha x Portugal ou Espanha x França ou Espanha x Portugal nas semifinais.
Do outro lado da chave temos Suíça x Itália e Inglaterra x Eslováquia. Quem passar se enfrenta nas quartas e por fim Romênia x Holanda e Áustria x Turquia disputam uma vaga nas quartas de final.
O chaveamento teoricamente foi bom para Inglaterra e Itália. Quem chegar às semifinais pode enfrentar um adversário mais fraco nas semifinais, como Romênia ou Áustria.
Com informações de Salvador Gama
Wagner Sales – Editor de conteúdo
A Espanha sempre teve bons jogadores…pra mim é uma das melhores.
Marco como finalista.