Kwanza-Norte – Marginais aproveitam-se da falta de segurança na Escola 29 para invadir as salas de aula com pedras e espancar professores e alunos que prometem fugir daquela instituição de ensino localizada no bairro Kitata, no município de Cazengo.
Os Professores e alunos da Escola 29 protestam por segurança. Em causa estão as constantes invasões de marginais não só na escola como nas salas de aula para “espalhar terror e espancar professores e os alunos”.
A denúncia chegou ao Pólo de Notícias através de estudantes e moradores que pedem anonimato temendo represálias. “Só na semana passada os delinquentes invadiram a escola e causaram terror a todos”.
“Terça-feira (26.09) voltaram de novo. Ficaram a atirar pedras pela janela e um deles tentou entrar na sala de aulas, ameaçou os alunos e os professores com faca”.
Em meio ao pânico, um dos moradores que testemunhou toda a cena lembra que “na tentativa de fugir, um dos alunos caiu com o rosto no chão, e ficou com feridas. A outra aluna torceu o braço”.
A comunidade está aterrorizada com esses acontecimentos e o sentimento de insegurança toma conta de todos. “Pede-se a intervenção das autoridades e a quem de direito” gritaram aos microfones do Folha 8 professores, alunos e moradores da Escola 29, no bairro Kitata.
Desesperados e em pânico, os professores prometeram que vão “abandonar a Escola” se “as autoridades não agirem logo”. Fonte do Comando Municipal da Polícia Nacional em Cazengo diz que aquele órgão do Ministério do Interior “desconhece a situação, porque não há denúncias vindas da Direção, professores ou alunos da referida escola”, porém, garantiu agir nos próximos dias.
Com Geraldo José Letras (correspondente em Angola)
Wagner Sales – Editor de Conteúdo