Maricá (RJ) – O deputado estadual paraense Dirceu Ten Caten (PT) visitou Maricá nesta quinta-feira. O objetivo da vinda do parlamentar, que é pré-candidato à prefeitura de Marabá, cidade do sul do Pará, foi o de conhecer os programas sociais do município implantados durante a gestão de Washington Quaquá à frente da prefeitura e que foram mantidos e ampliados pelo seu sucessor, o atual prefeito, Fabiano Horta. Os dois tiveram um encontro na sede da Prefeitura.
“Maricá e Marabá têm populações similares. É fundamental que as duas cidades estabeleçam intercâmbios e possam compartilhar vivências e trocar experiências. Será uma satisfação ajudar o Dirceu a implantar projetos como o “Tarifa Zero” e a moeda social em Marabá”, disse Horta.
Ônibus gratuitos
O prefeito aproveitou para levar Ten Caten a um passeio no “Vermelhinho”, os populares ônibus gratuitos que circulam pela cidade. O programa “Tarifa Zero” de Maricá está sendo copiado por grandes metrópoles como São Paulo.
No trajeto, o presidente da EPT, Celso Haddad, informou que até 2038 toda a frota de ônibus da cidade será 100% limpa, com motores elétricos ou movidos a hidrogênio.
O político paraense também deu uma pedalada em uma “vermelhinha”, as bikes gratuitas que a Prefeitura disponibiliza para a população da cidade. Esse é um dos projetos que o pré-candidato paraense pretende incluir em seu programa de governo.
Ten Caten esteve também na sede do Banco Mumbuca, instituição que administra a moeda social do município. De lá seguiu para outros órgãos e equipamentos públicos, como a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, onde obteve detalhes dos programas Passaporte Universitário e Passaporte Técnico, que garantem bolsas de estudo gratuitas para alunos de graduação e pós-graduação do ensino superior, Instituto de Ciência e Inovação (ICTIM) e o Cine Henfil.
“Viemos a Maricá conhecer programas que se tornaram cases de sucesso social no Brasil desde a gestão Quaquá e seguem beneficiando milhares de moradores com o prefeito Fabiano”, disse o parlamentar paraense.
Ten Caten afirmou que irá incorporar alguns projetos implantados com sucesso em Maricá no seu plano de governo para Marabá, uma das principais cidades do Pará. Assim como a cidade do litoral fluminense, a paraense obtém uma importante parcela de sua receita por meio de royalties, no seu caso obtidos da mineração.
“Estou saindo encantado com o que vi aqui. Podemos incluir projetos como o “Tarifa Zero” e a moeda social no nosso programa de governo. Se Maricá pode, Marabá pode também”, diz o parlamentar, que é líder da bancada petista na Assembleia Legislativa do Pará.
Com informações de assessoria
Wagner Sales – Editor de conteúdo