“Será que já raiou a liberdade
Ou se foi tudo ilusão
Será, oh, será
Que a Lei Áurea tão sonhada
Há tanto tempo assinada
Não foi o fim da escravidãoHoje dentro da realidade
Onde está a liberdade
Onde está que ninguém viuMoço,
Não se esqueça que o negro também construiu
As riquezas do nosso Brasil”Para se ter uma ideia de como tudo ainda é relativamente novo e tabu entre nós, o dicionário Houaiss nos
informa que a palavra “racismo” foi dicionarizada apenas em 1982. Uma das
coisas mais complicadas ao se falar sobre racismo, no Brasil, é conseguir que
as pessoas se desarmem, para então entenderem o que está sendo falado. A
palavra em si já é quase uma ofensa, fazendo com que grande parte dos brancos,
ao ouvi-la, sinta-se na necessidade de se defender, partindo para o
negacionismo ou para a ignorância (também no sentido de precisar “ofender” de
volta), passando às vezes pelo “ah, era só uma brincadeira”. Se a gente quer mesmo não
precisar mais falar de racismo, atitudes como essas não deveriam acontecer,
porque são parte do seu sistema de perpetuação. Desmerecer o debatedor, não
falar sobre negar, ridicularizar ou diminuir qualquer problema nunca vai fazer
com que ele desapareça; e disso sabemos bem, a tão sonhada “democracia racial”
ficou só no sonho, porque quase nada de concreto foi feito para alcançá-la.Em
relação ao racismo, não se muda o pensamento e os sentimentos de uma pessoa de
um momento para o outro. É necessário também transformar o ambiente a sua
volta, para que ela não veja como natural um comportamento ou uma situação que
deveriam ser considerados desvios. Mal comparando, é o caso do peixe que nunca
saiu da água e nem se questiona se outro estilo de vida é possível e natural a
outras espécies. Afinal, naturalizou como universal o ambiente que o cerca, e é
incapaz de entendê-lo como hostil, agressivo aos que não possuem brânquias. Pense na universidade pública
brasileira antes das cotas para negros: quantos eram os brancos, ali dentro,
entre dirigentes, professores e alunos, que se atentavam para o fato de serem
quase 100%, num país onde representam 50% da população? Pouquíssimos, ouso
dizer, porque estavam no seu ambiente natural. E para preservar esse ambiente e
todo o período em que se viveu nele, sem notá-lo, também é natural que não se
deseje contaminá-lo com a palavra racismo. Porque, ao ouvi-la, é impossível que
se deixe de fazer alguma coisa, nem que seja resolver ignorá-la. Faz-se um
pacto pela ignorância, porque assim também se ignora o privilégio, nem sempre
merecido e nem sempre consciente. Porque se tem alguém sendo prejudicado,
obviamente tem alguém sendo beneficiado, querendo ou não. Porque o racismo é
assim: enquanto prejudica negros como um todo, privilegia brancos como um todo,
queiram eles ou não, queiram eles saber disso ou não. A culpa quase nem é de ninguém
individualmente, salvo os racistas convictos e atuantes, mas cada um que se
toca que está se deixando levar pela maré, deveria ter a obrigação moral de
parar, nadar um pouquinho contra a corrente dos pensamentos naturalizados, e
tentar escutar e entender os que ficaram pra trás não por causas naturais, mas
porque uma certa bomba de sucção foi ligada, e ela só atrai aqueles com alta
concentração de melanina. Se não quer ajudá-los, não há o menor problema, pois
cada um tem os seus com os quais se preocupar, mas é cruel tentar impedir-lhes
o avanço com falsas teorias, mentiras, empiricismos, descaso, falas e dados
forjados, censuras nos meios de comunicação, compadrismo em relação a quem
defende o mesmo ponto de vista que, quase sempre, é baseado na ignorância e
propagado apostando nessa mesma ignorância por parte dos receptores de
informação. Porque são baseadas na
ignorância as opiniões de que o país não deve fazer nada para privilegiar
cidadãos que, por ele, foram e continuam sendo prejudicados. Porque é disso que
o racismo se vale e é através do qual se perpetua: o pacto pela ignorância. O
movimento negro no Brasil surge, ainda de forma precária e clandestina, durante
o período escravagista. Grandes personagens se insurgiram contra o sistema e
impulsionaram o movimento. Dentre eles, um dos mais conhecidos é Zumbi dos
Palmares (líder do Quilombo dos Palmares). Os escravos utilizavam da
quilombagem (fuga para os quilombos e outros tipos de protestos) e do
bandoleirismo (guerrilha contra povoados e viajantes) para rebelar escravidão.
Já o Movimento Liberal
Abolicionista passa a ganhar força, desenvolvendo a ideia de fim da escravidão
e comércio de escravos. Como resultado, foi promulgada em 13 de Maio de 1888 a
Lei Áurea, encerrando o longo período escravagista. Deixados à margem da
sociedade, perseguidos e reprimidos, o povo negro nunca recebeu do Estado
brasileiro sua reparação pelo trabalho, pelas atrocidades e pela tentativa de
extermínio que foram submetidos. Esta luta segue hoje mais atual que nunca!
A população negra inicia então
um novo desafio: a luta contra o preconceito e desigualdade social. Ao final do
século XIX e durante uma grande parte do século XX, circulam jornais e revistas
voltados aos negros. Os periódicos são fundados por associações dos mais
diversos tipos, desde carnavalescas, até literárias. As publicações começam com
o intuito de discutir a vida da população negra em geral e promover assuntos
interessantes à época. Porém, esses periódicos acabaram se tornando meios de
denúncia de atos praticados contra os negros, das dificuldades desse grupo no
período pós escravagista, da desigualdade social entre negros e brancos e das
restrições sofridas em decorrência do preconceito racial. O agrupamento de
todas as publicações passou a ser conhecido como Imprensa Negra Paulista.
Dentro deste mesmo período, em 1931, é fundada a Frente Negra Brasileira. Esse
movimento viria a se transformar em partido político, extinto com os demais na
criação do Estado Novo. Após o Estado Novo, esses
grupos começam a se organizar, formando entidades importantes na história pelo
direito dos negros, tendo como exemplo a União dos Homens de Cor e o Teatro
Experimental do Negro. Já na década de 1960, a caminhada dos grupos no Brasil
ganha novas influências e referências, como o Movimento dos Direitos Civis nos
EUA e a luta africana contra a segregação racial e libertação de colônias.
Destacam-se personalidades como Rosa Parks, Martin Luther King, Nelson Mandela
e Abdias Nascimento. Assim como influências advindas do movimento conhecido
como “Black is beautiful”. Alguns anos depois, nas décadas
de 1970 e 1980, vários grupos são formados com o intuito de unir os jovens
negros e denunciar o preconceito. Protestos e atos públicos das mais diversas
formas passam a ser realizados, chamando a atenção da população e governo para
o problema social como a manifestação no Teatro Municipal de São Paulo, que
resultaria na formação do Movimento Negro Unificado.
Prof. Denilson Costa
Prof Denilson Costa! Parabéns pela escrita!!