Em um ato que lotou o Circo Voador, na Lapa, Rio de Janeiro, na noite dessa terça-feira (13/05), foram lançadas as candidaturas de Washington Quaquá, seu filho Diego e Alberes Lima às presidências nacional, estadual e municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), respectivamente. O evento demonstrou força política, atraindo cerca de 10 mil pessoas no Circo Voador e arredores.
Um objetivo comum une as três candidaturas: reconectar o PT com suas origens populares. Washington Quaquá, militante histórico do partido, criticou a burocratização e defendeu que o PT precisa estar onde o povo está, citando a fala de Mano Brown sobre a necessidade de o partido voltar para a periferia. Ele enfatizou que a política deve focar em “botar comida na mesa do povo, dar emprego, dar crédito”.
Washington Quaquá também apresentou posições políticas claras para 2026. Ele anunciou que, em caso de vitória de Diego na presidência do PT estadual, defenderá a indicação do ex-prefeito de Maricá, Fabiano Horta, como vice na chapa de Eduardo Paes ao governo do Estado. Quaquá declarou apoio a Alessandro Molon (PSB) para uma vaga no Senado, argumentando que ele é o candidato de esquerda com chances reais de vitória e capaz de construir um amplo arco de apoio, sugerindo que uma embaixada poderia ser oferecida à Benedita da Silva. A missão prioritária para 2026, segundo ele, é a reeleição do presidente Lula.
Diego Quaquá reforçou o discurso, afirmando que sua candidatura representa o desejo de devolver ao PT do Rio sua vocação popular e histórica, construindo um projeto de nação que una trabalhadores do campo e da cidade, com foco em desenvolvimento, emprego e dignidade.
Alberes Lima, candidato à presidência do PT municipal no Rio, defende recuperar o protagonismo do partido na capital. Ele destacou a força da CNB Favela em estar presente nas comunidades e a necessidade de olhar para o povo da favela que enfrenta a fome, defendendo um “novo olhar ao PT-Rio”.
O lançamento contou com a presença de diversas lideranças políticas, como o presidente estadual do PT e vice-prefeito de Maricá, Joãozinho; o ex-vice-prefeito do Rio, Adilson Pires; o ex-ministro Celso Pansera; o deputado federal Dimas Gadelha; o vereador Felipe Pires; os deputados estaduais Zeidan e Renato Machado; além de secretários municipais, vereadores de Maricá e lideranças sindicais e de movimentos sociais.
O evento, que celebrou a força política do grupo, contou com apresentações culturais de artistas de Maricá e de todo o estado, incluindo a escola de samba União de Maricá, MCs, Moacyr Luz e Samba do Trabalhador, e Neguinho da Beija-Flor.
Com informações de Fátima França
Wagner Sales – editor de conteúdo
Foto: Divulgação