Após reunião com Gleisi Hoffmann, Ministra das Relações Institucionais e ex-presidente do partido, o prefeito de Maricá e vice-presidente nacional do PT, Washington Quaquá, anunciou nesta segunda-feira (19) em Brasília que não registrará sua candidatura à presidência nacional do partido. Em vez disso, Quaquá declarou apoio à candidatura de Edinho Silva, atendendo a um pedido do presidente Lula feito a Gleisi Hoffmann.
Quaquá, que lidera a corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) dentro do PT, afirmou que a decisão visa a unidade da corrente e a boa governança do partido, fundamental para a reeleição do presidente Lula.
Posicionamento Oficial de Washington Quaquá
Em nota oficial, o prefeito de Maricá detalhou sua decisão:
“Estive agora com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, para tratar de questões importantes para o Rio e o Brasil, e falamos também da situação do PT e de nossas eleições internas, já que hoje é o último dia para inscrição de chapas e candidatura a presidente do PT.
Fiz nos últimos meses o debate do que acho ser fundamental para o PT e os melhores perfis para nos dirigir, mas já tinha dito ao próprio presidente Lula que acataria sua vontade, seja qual fosse.
De ontem para hoje o comando da CNB, do qual faço parte, fez várias rodadas de conversa para buscar a unidade da corrente. A ministra Gleisi, que foi presidente do PT e tem o respeito de todos, e agora como ministra de absoluta confiança do presidente Lula, deixou claro o apoio, o empenho e o pedido de apoio do Presidente Lula a candidatura de Edinho a presidente.
Atendendo o presidente Lula e contribuindo para a unidade da CNB, que é indispensável para a boa governança do PT, e para termos um partido com rumo e unido para a reeleição do presidente Lula eu vim conversar com a Ministra Gleisi, e aqui chegamos à conclusão de que o melhor é não registrar à candidatura a presidente e saímos com a CNB unida e com Edinho Silva sendo o candidato de todos e todas a presidente.”
Com informações de Fátima França
Wagner Sales – editor de conteúdo
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados