A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) encerrou as negociações com o técnico Carlos Ancelotti. A entidade tinha um acordo com o treinador italiano, atualmente no Real Madrid, para que ele assumisse o comando da Seleção Brasileira a partir de junho.
Ancelotti ficaria no comando da Seleção Brasileira de futebol de junho até a Copa do Mundo do ano que vem.
Faltavam detalhes para assinar o contrato, como a liberação do Real Madrid, mas nesta terça-feira à noite, o treinador italiano disse não a Seleção Brasileira.
O Real Madrid não aceitou as condições de Ancelotti para deixar o clube e não liberou o treinador antes do fim do contrato em junho de 2026.
A negativa de Ancelotti mostra a falta de prestígio do futebol brasileiro atualmente.
Única Seleção cinco vezes campeã mundial, a Seleção Brasileira não vence uma Copa do Mundo desde 2002.
Além disso, a equipe está na quarta colocação das Eliminatórias da CONMEBOL para a Copa, atrás da já classificada Argentina, do Equador e do Uruguai.
Não vence uma competição desde a Copa América de 2019, disputada no Brasil.
Nas categorias de base, a Seleção Brasileira sub 20, não conquista a Copa do Mundo desde 2011 e ficou fora em 2013, 2017 e 2021.
A Seleção sub 17 foi campeã mundial em 2019 no Brasil, mas perdeu nas quartas de final nas Copas de 2021 e 2023.
Em relação aos clubes, embora domine as competições sul americanas, um time brasileiro não vence um Mundial Interclubes desde 2012 com o Corinthians.
Atlético Mineiro em 2013, Palmeiras em 2020, Flamengo em 2023 e Botafogo no ano passado nem chegaram a final do mundial de Clubes.
Com informações de Salvador Gama
Wagner Sales -Editor de conteúdo