Rio (RJ) – A ginasta Rebeca Andrade entrou para a história nesta segunda-feira (05/08) na ginástica artística. A brasileira foi medalha de ouro na final do solo. Com o resultado, ela tornou-se a atleta com mais medalhas em Jogos Olímpicos.
Rebeca chegou a 6 medalhas, ultrapassando Torben Grael e Robert Scheidt, com 5 medalhas olímpicas. Aos 25 anos, a paulista de Guarulhos, ganhou um ouro no salto e uma prata no individual em Tóquio e agora nos Jogos Olímpicos de Paris conquistou o ouro no solo, duas pratas no individual geral e no salto e um bronze inédito na competição por equipes.
Além de se tornar a maior medalhista do Brasil em Olimpíadas, Rebeca ganhou a quarta medalha em uma edição de Jogos Olímpicos. O recorde eram três medalhas do canoísta Isaquias Queiroz na Rio 2016.
Pódio Inédito
O pódio do solo, o último da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Paris, marcou algo inédito. Foi a primeira vez que os Jogos Olímpicos tiveram um pódio composto totalmente por mulheres negras na ginástica artística.
Rebeca Andrade, Simone Biles e a também americana Jordan Chiles fizeram história.
Trave
Na final da trave tivemos surpresas. Simone Biles e Rebeca Andrade ficaram fora do pódio.
Biles errou na sua apresentação e caiu da trave, mas a brasileira fez uma ótima apresentação e terminou com a nota 13,933. A italiana Alice D’amato ficou com o ouro com 14.366, a chinesa Zhou Yaquin ficou com a prata com 14.100 e Manila Esposito ficou com o bronze com 14.000.
Triatlo
O revezamento misto brasileiro terminou na oitava colocação na prova do triatlo misto.
Atletismo
Alisson dos Santos, um dos brasileiros com mais chances de medalha em Paris, se classificou para as semifinais dos 400m com barreiras masculino. Matheus Lima também garantiu a classificação nas semifinais da prova.
Outro brasileiro, Renan Gallina também garantiu vaga nas semifinais dos 200m rasos.
Canoagem Slalom
Ana Sátila chegou às semifinais, mas acabou perdendo nas semifinais e foi para a final B. Terminou na oitava colocação do caiaque cross.
Tênis de Mesa
No tênis de mesa, a equipe masculina derrotou Portugal por 3×1 e está nas quartas de final. Enfrenta a França dos irmãos Lebrun na próxima quarta-feira. Já a equipe feminina foi eliminada nas oitavas de final. Perdeu por 3×1 para a Coreia do Sul.
Vôlei de Praia
No vôlei de praia feminino, as brasileiras Ana Patrícia e Duda derrotaram as japonesas Akiko Hasegawa e Miki Ishii e estão nas quartas de final.
Vôlei Masculino
No vôlei masculino, a Seleção Brasileira perdeu por 3×1 para os Estados Unidos e está eliminada. O Brasil esteve sempre atrás no placar. No segundo set o time melhorou com as entradas de Adriano e Allan e conseguiu vencer uma parcial que estava perdendo por 13×18. Venceu por 28×26 e empatou a partida.
O levantador Cachopa também entrou, mas a Seleção Brasileira foi inferior a equipe norte americana. Destaque para Christensen, Anderson e De Falco pelos Estados Unidos.
Desde os Jogos Olímpicos de Sidney 2000, que a Seleção Brasileira Masculina de vôlei não ficava fora das semifinais. Das oito edições de Jogos Olímpicos de Bernardinho (uma como jogador. duas como treinador da Seleção feminina e quatro com a equipe masculina), esta foi a primeira que o treinador volta sem medalha.
Surfe
Em um mar com poucas ondas em Teahuppo, Gabriel Medina foi eliminado nas semifinais pelo australiano Jack Robinson. O brasileiro ganhou a medalha de bronze contra o peruano Alonso Corrêa.
Jack Robinson vai disputar a final contra o francês Kauli Vaast. No feminino, Tatiane Weston-Webb está na final. Derrotou a costa-riquenha Brisa Hennessy nas semifinais. Vai disputar a final contra a americana Caroline Marks.
Na disputa pelo bronze, a costa-riquenha enfrenta a francesa Johanne Defay.
Com informações de Salvador Gama
Wagner Sales – Editor de conteúdo