A Prefeitura de Niterói está intensificando os preparativos para a revitalização da orla de Charitas, na Zona Sul da cidade. O projeto é crucial para a preparação de Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031 e, especialmente, para o campeonato mundial de canoas havaianas que acontece ainda este ano, estendendo-se ao bairro vizinho de São Francisco. As demandas foram discutidas em uma reunião entre o secretário Regional de São Francisco e Charitas, Henrique Miranda, e a União de Síndicos de Charitas, e serão entregues em um documento ao prefeito Rodrigo Neves nos próximos dias.
Principais Demandas e Desafios da Orla
Durante o encontro, realizado em 15 de maio, foram abordadas diversas questões relacionadas ao trânsito em Charitas, limpeza urbana, ordenamento e conservação geral. Destaque para a necessidade de melhor atenção à arborização e ao pomar urbano próximo ao quiosque 13. Os síndicos também reclamaram da ausência de agentes de trânsito da Nittrans e da dificuldade para a travessia na Avenida Sílvio Picanço, a principal via de Charitas, devido aos semáforos com tempo de abertura curto para pedestres.
“Maracanã do Va’a” e Reclamações dos Canoeiros
Charitas é reconhecido como o maior polo brasileiro de canoas havaianas, conhecido como o “Maracanã do Va’a”, abrigando 15 clubes de canoagem. No entanto, canoístas que transformaram antigos quiosques em guarderias denunciam constantes furtos de material das canoas e a cobrança de estacionamento de madrugada pela empresa Niterói Rotativo.
Nos últimos meses, moradores intensificaram os pedidos por contrapartidas da prefeitura em função dos impactos negativos do túnel Charitas-Cafubá, anunciado há oito anos, da garagem subterrânea e do aumento do fluxo de veículos na região devido à redução da tarifa do catamarã que liga o bairro ao Centro do Rio de Janeiro. Eles defendem a melhoria da iluminação, da transmissão, da sinalização e da conservação do imenso gramado, onde são realizados eventos, aeromodelismo e pouso de parapentes.
Com informações de Jeline Rocha
Wagner Sales – editor de conteúdo
Foto: Divulgação