O governador Cláudio Castro se reuniu, nesta terça-feira (22/04), com executivos da Envision Energy em Xangai, na China, para discutir e incentivar a instalação da empresa chinesa no estado do Rio de Janeiro, através de benefícios tributários e apoio com infraestrutura. A multinacional planeja desenvolver soluções de baixo carbono para os setores da aviação e navegação.
O governador Cláudio Castro afirmou que o Governo do Rio reconhece e valoriza empresas como a Envision, que unem inovação tecnológica e compromisso ambiental, e acompanhará de perto o avanço seguro e ágil desse projeto.
Segundo Castro, investimentos da multinacional geram empregos qualificados, fortalecem a infraestrutura verde e consolidam o Rio de Janeiro como um polo de tecnologias limpas na América Latina. Ele destacou que o Rio, apesar de ser o maior produtor de petróleo (89%) e gás natural (76%) do Brasil, também investe significativamente na produção de biogás e biometano, buscando se posicionar como um hub nacional de transição energética.
O estado do Rio tem se destacado na geração de energia limpa por meio de projetos como o Corredores Sustentáveis, que visa substituir combustíveis fósseis por gás natural veicular, e o projeto-piloto RJ Mobilidade Sustentável, que utiliza ônibus movidos a gás natural e biometano para reduzir emissões. Além disso, o projeto de energia eólica offshore avança para ser o maior do Brasil, com potencial para gerar mais de 510 mil empregos em parceria com a Petrobras.
Nesta terça-feira, o governador também se encontrou com o prefeito de Xangai, Gong Zheng, ressaltando a importância econômica do Rio de Janeiro para o Brasil, responsável por 20% da arrecadação nacional e com destaque em exportações e importações, além de ser o segundo maior mercado consumidor do país. Castro manifestou interesse em aprofundar parcerias com Xangai não apenas no setor energético, mas também em infraestrutura, tecnologia e inovação.
O prefeito Gong Zheng sugeriu o reforço da cooperação comercial, industrial, turística e cultural entre o Rio e Xangai, além de ações para o desenvolvimento de cidades sustentáveis, reconhecendo o Rio como um dos estados mais desenvolvidos da América Latina e importante parceiro econômico. Ele também expressou interesse em estudar projetos nas áreas de segurança e saúde.
Palavras-chave: Cláudio Castro, Envision Energy, energia limpa, baixo carbono, incentivos fiscais, Rio de Janeiro, China, Xangai, investimento estrangeiro, transição energética, Corredores Sustentáveis, eólica offshore.
Com informações de assessoria
Wagner Sales – Editor de conteúdo