O Rio de Janeiro, desta vez não somente o subúrbio , mas a cidade como um todo, saiu ganhando em ter a sua disposição um pouco mais de cultura e arte de rua.
Com o patrocínio da Prefeitura do Rio e a Secretaria de Integração Metropolitana -Integra Rio, o Circuito Carioca de Arte de Rua, uma realização do Grupo Teatral Aslucianas – majoritariamente feminino, com sede no bairro da Penha, subúrbio Carioca, com mais de 20 anos de atuação em todo território nacional e no exterior, que vem alimentando a população com muita arte, musica, poesia e contação de historia; vai ter inicio agora em dezembro.
O circuito, com término previsto para setembro de 2025 terá na sua programação de 10 meses de espetáculos, uma sequencia de apresentações teatrais e performances de diversos grupos convidados, uma mediação na roda de conversa, finalizando com uma apresentação diferente a cada mês do GT Aslucianas.
Estão previstos espetáculos mensais para a população, espalhados pela cidade do Rio. A estréia está marcada para o dia 8 de dezembro, com as seguintes apresentações:
O Grupo Teatral de 4 no Ato – com residência na metrópole carioca, desenvolve seus trabalhos através de pesquisas, investigação e estudos das manifestações populares e folclóricas brasileiras, assim como nas expressões populares. Vai apresentar a peça “A farsa do Bumba-Meu-Boi” / uma ópera popular que conta a história do boi de raça morto para saciar o desejo da grávida Catirina, que deseja comer sua língua. Com medo de Catirina perder o filho, o marido Mateus resolve matar o boi de seu patrão. Muita confusão acontece até que o boi seja ressuscitado.
Depois a performance convidada – Corpo D’agua – Resistencia Bellyblack – onde os interpretes e criadores trazem os aforismos de Oxum, a Yabá das águas doces. Usando a dança afrobrasileira, a dança do ventre e o teatro para mostrar que o amor próprio se faz presente na coletividade e no corpo d’agua que cada ser carrega.
E em seguida a apresentação do “Quebra- Cocos” do Grupo Teatral Aslucianas – uma releitura do conto Quebra-Nozes que se passa na noite de natal do sertão nordestino. O Quebra-Nozes vira o Quebra-cocos e o Rei dos Ratos, a Rainha dos Calangos. Eles lutam para que acabe a seca no sertão.
No próximo dia 8 de dezembro, a partir das 18h, na Praça Santa Emiliana – IAPI da Penha começa o Circuito Carioca de Arte de Rua.
A cada mês, haverá uma programação diferente. Acompanhe as postagens que vão informar o novo local e a programação.
Vera Cruz – Editora de Conteúdo
Foto: Divulgação