Rio (RJ) – No penúltimo dia de competições nos Jogos Olímpicos de Paris, o Brasil conseguiu mais duas medalhas.
Como estava na final do futebol feminino, o pódio estava garantido. A 20° medalha do nosso país veio no vôlei feminino, com a vitória sobre a Turquia por 3×1.
Na Canoagem de Velocidade, as brasileiras não conseguiram vaga na final e no levantamento de peso, Laura Amato ficou com o sétimo lugar.
Futebol feminino
A decisão da medalha de ouro do futebol feminino entre Brasil x Estados Unidos foi muito equilibrada.
O Brasil foi melhor no primeiro tempo, criando as melhores chances. Mesmo com as americanas fazendo marcação alta, as brasileiras conseguiram alguns contra ataques perigosos.
No segundo tempo, a seleção americana voltou mais organizada. Logo aos 11 minutos, a atacante Swanson marcou o gol das norte americanas.
A Seleção Brasileira tentou, a craque Marta entrou para dar mais qualidade, mas a medalha de ouro ficou mesmo com os Estados Unidos.
Após uma primeira fase ruim, a equipe brasileira se recuperou e eliminou a anfitriã França e a campeã mundial Espanha para chegar à final.
Foi a terceira conquista das americanas sobre as brasileiras. Em Atenas 2004 e em Pequim 2008 também foram campeãs olímpicas derrotando a Seleção Brasileira na final.
Foi a terceira medalha de Marta em Olimpíadas. A camisa 10 do Brasil foi medalha de prata em 2004, 2008 e agora em 2024. Ela é a segunda maior artilheira dos Jogos Olímpicos, com 13 gols, atrás apenas da também brasileira Cristiane.
Junta-se a Fofão e Thaisa do vôlei e Mayra Aguiar do judô como a única brasileira a subir ao pódio em 3 edições dos Jogos Olímpicos.
Vôlei Feminino
A Seleção Brasileira feminina de vôlei derrotou a Turquia por 3×1 (25×21, 27×25, 22×25 e 25×15).
O Brasil fez uma boa partida. Conseguiu controlar bem a atacante Vargas, uma das melhores do torneio. Após fazer 2×0 nos dois primeiros sets, a Turquia reagiu no terceiro set, levando a partida para o quarto set.
No quarto set, a Seleção Brasileira dominou a parcial e fechou a partida por 25×15 com facilidade. Gabi fez 17 pontos na partida. Ana Cristina. Rosamaria e Carol também foram muito bem.
José Roberto Guimarães ganhou a sua quinta medalha olímpica (foi ouro em Barcelona 1992 com a Seleção Masculina, em 2008 em Pequim e em Londres 2012 com a Seleção Feminina e prata em Tóquio também com as mulheres).
O vôlei de quadra manteve a tradição de voltar de uma edição de Jogos Olímpicos com pelo menos uma medalha.
Canoagem de velocidade
No último dia de competições da canoagem velocidade dos Jogos Olímpicos, a brasileira Valdenice Conceição terminou na 13ª colocação geral. Em sua estreia olímpica, a atleta ficou na quinta posição, com o tempo de 46.62.
A participação de Valdenice em Paris 2024 já é um grande feito. A baiana de Iatacaré é a primeira brasileira a competir na canoa nos Jogos Olímpicos em toda história.No último dia de competições da canoagem velocidade dos Jogos Olímpicos, a brasileira Valdenice Conceição terminou na 13ª colocação geral. Em sua estreia olímpica, a atleta ficou na quinta posição, com o tempo de 46.62.
A participação de Valdenice em Paris 2024 já é um grande feito. A baiana de Iatacaré é a primeira brasileira a competir na canoa nos Jogos Olímpicos em toda história.
Já Ana Paula Vergutz, em sua segunda participação olímpica, se despediu de Paris 2024 com a oitava colocação nas semifinais do K1 500m.
A brasileira fechou a prova com o tempo de 1min54s19. Somente as seis primeiras avançavam para as finais A, B e C. A vencedora da bateria foi a búlgara Alida Dora Gazso, com 1min49s76.
A semifinal olímpica foi um resultado valorizado pela atleta de Cascavel (PR), que também destacou a importância da presença feminina na canoagem velocidade do Brasil nos Jogos de Paris.
PENTATLO MODERNO
A brasileira Isabela Abreu competiu neste sábado, (10/08), pelas semifinais do pentatlo moderno nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Disputada no Château de Versailles, Isabela anotou 1280 pontos no total, finalizando na 16ª posição. Com isso, não avançou às finais, que serão disputadas neste domingo, 11, último dia dos Jogos. Isabela fez as seguintes pontuações: 288 pontos no hipismo, 175 na esgrima, 259 pontos na natação, e 558 na prova combinada (tiro + corrida).
Com informações de Salvador Gama
Wagner Sales – Editor de conteúdo