Rio (RJ) – O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) inaugurou nesta quarta-feira (28/8) a 4ª Vara Cível do Fórum Regional de Alcântara, em São Gonçalo. A cerimônia contou com a presença da juíza auxiliar da Presidência Renata Guarino Martins, representando o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; do juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça Marcello Rubioli, representando o Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio; do juiz Rafael Mônaco, presidente do 2º NUR, representando a juíza Eunice Bittencourt Haddad, presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ); e da diretora do Fórum Regional de Alcântara, Juíza Renata de Souza Vivas de Bragança Pimentel.
Os juízes auxiliares da Presidência do TJRJ Alberto Republicano de Macedo Júnior, Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros e José Cláudio de Macedo Fernandes também participaram da solenidade, assim como a juíza designada para atuar na 4ª Vara Cível Regional de Alcântara, Cristiane da Silva Brandão Lima.
Distribuição de processos
No evento, a juíza auxiliar da Presidência do TJRJ Renata Guarino Martins destacou a preocupação da atual gestão com a elevada distribuição de processos nas serventias: “Atenta à essa questão, a Administração criou essa Vara Cível para propiciar efetiva instalação. Isso traz uma melhor qualidade de vida para os magistrados, servidores e melhora a prestação jurisdicional.”
Em seu discurso, o juiz auxiliar da presidência do TJRJ Alberto Republicano de Macedo Júnior enfatizou a importância da inauguração da 4ª Vara Cível do Fórum Regional de Alcântara, criada com o objetivo de melhorar as rotinas de trabalho de magistrados e servidores, bem como o atendimento prestado à população. “É um exercício da Administração para minimizar as disparidades nas forças de trabalho em todo o estado do Rio de Janeiro. Há serventias de 70, 80 distribuições por mês, e outras da mesma competência com 500 por mês. É com muita felicidade que participo deste evento. Desejo boa sorte aos servidores que estão iniciando essa jornada”, afirmou o magistrado.
A juíza diretora do Fórum Regional de Alcântara, Renata de Souza Vivas de Bragança Pimentel, também reforçou a melhora na qualidade jurisdicional e de atendimento das partes e dos advogados.
“São Gonçalo é uma das regiões mais populosas do Rio de Janeiro. A criação dessa Vara vai proporcionar melhorias nos termos de trabalho e no atendimento às partes e aos advogados. Quem sairá ganhando serão os moradores da cidade e os trabalhadores do Fórum”.
A 4ª Vara Cível do Fórum Regional de Alcântara fica localizada na Rua Osório Costa, S/N – Colubandê, São Gonçalo.
Com informações de assessoria
Wagner Sales – Editor de conteúdo