A Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo realizou uma operação de fiscalização para combater a poluição sonora causada por motocicletas com escapamentos irregulares. A ação ocorreu na noite dessa sexta-feira (11/04), nos bairros Raul Veiga, Jardim Alcântara e Alcântara, com o apoio de policiais militares do programa Segurança Presente, agentes do 7º Batalhão da Polícia Militar, Guarda Municipal e integrantes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). A operação é semelhante à desenvolvida na cidade vizinha, Niterói.
Durante a operação, foram abordadas 198 motocicletas, resultando na remoção de 35 veículos. Destes, 25 foram removidos por utilizarem canos de descarga irregulares e 10 por estarem sem placa. Em um dos pontos de fiscalização, sete motocicletas foram apreendidas, sendo cinco delas por emissão excessiva de ruído.
Infração
Ao todo, os agentes emitiram 96 autos de infração. Para identificar os escapamentos fora dos padrões permitidos, foi utilizado um decibelímetro, equipamento que mede a intensidade sonora em decibéis. A utilização desse instrumento tem sido essencial para fortalecer as ações de fiscalização e garantir que as motocicletas estejam dentro dos limites estabelecidos pela legislação ambiental e de trânsito.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Transportes, Fábio Lemos, o principal objetivo da ação é proteger o bem-estar da população. “Essas operações são fundamentais para acabar com essas práticas que causam incômodo e prejuízos à população. A poluição sonora afeta diretamente a qualidade de vida nas áreas urbanas. Vamos continuar intensificando essas ações em diversos bairros da cidade, sempre com o objetivo de garantir mais tranquilidade e segurança para todos os gonçalenses”, afirmou o secretário.
A Secretaria informou que ações como essa serão realizadas frequentemente em diferentes regiões do município, como parte de uma estratégia permanente de fiscalização e ordenamento urbano.
Com informações de assessoria
Wagner Sales – Editor de conteúdo