Rio – Para encerrar a Semana da Umbanda, cerca de 150 representantes da religião se reuniram no sábado (25/11) em um “Encontro dos Povos de Terreiro” que aconteceu na praça Zélio Fernandino de Moraes, em São Gonçalo (RJ), na região metropolitana do Rio. A praça recebeu esse nome em homenagem ao médium brasileiro considerado anunciador da umbanda na cidade.
A secretária municipal de Turismo e Cultura, Julia Sobreira, esteve presente e participou do hasteamento da bandeira.
“Me sinto muito privilegiada por estar participando desse momento que a nossa cidade lutou tanto para conquistar e vai continuar lutando. É uma grande conquista porque a religião foi descoberta em São Gonçalo e nada mais justo do que a praça, o Marco Zero da Umbanda, receber o nome do seu anunciador”, disse.
Louvações
Durante o evento, alguns representantes de terreiros da cidade e de outros municípios estiveram presentes realizando louvações. Também foi montada uma feira de artesanato com produtos representativos de matriz africana. O samba das Yabás e da Companhia Às de Ouro animou o público com a apresentação de pontos simbólicos da religião.
“É um orgulho, no ano em que a Umbanda completa 115 anos, a gente conseguir avançar nessa consolidação do Marco Zero e de políticas que promovam a preservação e o fomento das tradições afro-brasileiras e indígenas em São Gonçalo”, disse Waguinho Macumba, que é diretor social na União Espiritualista de Umbanda e Afro-Brasileiro RJ.
“Eu vim a convite de uma amiga e estou me sentindo abençoada. Não esperava que fosse encontrar um evento tão lindo, com uma energia tão boa. A umbanda é amor, é luz. Nós merecemos respeito como todas as religiões em todo o mundo”, disse a advogada Eduarda Alfonso, de 29 anos.
Com assessoria
Wagner Sales – Editor de Conteúdo