A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Ordem Pública e sua Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, realizou nessa terça-feira (13/05), a remoção de dois trailers irregulares que estavam abandonados na Rua Francisco Neto, no bairro Raul Veiga. Os equipamentos, que estavam no local há seis anos, estavam sendo usados como abrigo para usuários de drogas, gerando insegurança e transtornos para os moradores da região.
A ação de fiscalização de posturas começou após a Coordenadoria de Denúncias da Subsecretaria receber informações sobre os trailers abandonados. Após duas visitas ao local para verificar a situação, a equipe constatou o abandono prolongado e a presença, além dos trailers, de uma barraca galvanizada, uma mesa de cimento e um banheiro de tijolos, todos removidos durante a operação de reordenamento urbano.
Segundo relatos de moradores, confirmados pela Coordenadoria de Denúncias, os usuários de drogas que se abrigavam nos trailers abandonados chegavam a abordar e ameaçar a população, causando transtornos e, em alguns casos, praticando assaltos e agressões.
André Gustavo Vieira, coordenador de Denúncias da Subsecretaria de Fiscalização de Posturas, explicou a necessidade da medida: “A Secretaria de Posturas recebeu uma demanda para verificar trailers irregulares. A Coordenadoria de Denúncias conseguiu verificar e recebeu relatos de assaltos e agressões por parte de usuários de drogas que usavam os equipamentos como abrigo. Por isso, pensando no bem-estar dos munícipes, essa ação de reordenamento urbano se fez necessária”.
A operação de remoção contou com o apoio do Departamento de Conservação e Obras (DCO) da Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo e de agentes da Guarda Municipal de São Gonçalo.
É importante destacar que, antes da remoção, a Secretaria de Posturas realizou visitas ao local, afixou avisos nos reboques informando sobre a possibilidade de apreensão e tentou identificar os proprietários dos trailers para que fossem multados, cumprindo os procedimentos legais antes de executar a retirada dos equipamentos.
Com informações de assessoria
Wagner Sales – editor de conteúdo
Foto: Divulgação