Rio (RJ) – A equipe de F1 Sauber, anunciou o brasileiro Gabriel Bortoleto como piloto titular da equipe a partir de 2025. Ele tem 20 anos, vai ser companheiro de equipe do experiente piloto alemão Nico Hulkemberg, de 37.
Carreira de Gabriel
Paulista de Osasco, Gabriel começou a andar de kart em 2012, aos 8 anos de idade. Continuou no Kart até 2018.
Disputou o Campeonato Italiano de Fórmula 4 em 2020 e em 2023 foi campeão mundial de F3 na sua temporada de estreia.
Com o título na F3, chamou a atenção das principais equipes de F1 e desde o ano passado faz parte do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren e da equipe de gestão de carreira do piloto espanhol Fernando Alonso, bicampeão mundial de F1 e que atualmente corre pela Aston Martin.
Em 2024, na sua estreia na F2, está na liderança do Mundial de Pilotos a duas corridas do fim da temporada.
Brasileiros na F1
O último brasileiro a disputar uma temporada da maior categoria do automobilismo mundial foi Felipe Massa, com a Williams em 2017. Em 2020, Pietro Fittipaldi participou de duas corridas pela Haas, no lugar do francês Romain Grosjean.
Os pilotos brasileiros têm uma grande tradição na F1. Nelson Piquet e Ayrton Senna foram tricampeões mundiais e Emerson Fittipaldi foi bicampeão mundial de pilotos na década de 70.
Desde setembro de 2009, com Rubens Barrichello em Monza, um brasileiro não vence uma corrida na F1
Sauber
O ano de estreia de Bortoleto deve ser difícil. A equipe suíça não marca pontos em uma corrida desde outubro de 2023 e a tendência é que o panorama em 2025 não se altere. Em 2026, com a chegada da Audi e a mudança do regulamento, talvez o carro se torne mais competitivo, segundo o site Motorsport.
Com informações de Salvador Gama
Wagner Sales – Editor de conteúdo