Roma (IT) – As condições clínicas do Papa Francisco, em seu estado crítico, mostram uma leve melhora, revela boletim da sala de imprensa da Santa Sé, no Vaticano.
De acordo com o informativo, também nesta segunda-feira não se verificaram episódios de crise respiratória asmática; e alguns exames laboratoriais apresentaram melhora.
O monitoramento da leve insuficiência renal não é preocupante. A oxigenoterapia continua, embora com fluxo e percentual de oxigênio ligeiramente reduzidos.
Os médicos, considerando a complexidade do quadro clínico, por precaução não desfazem o prognóstico. Pela manhã, ele recebeu a Eucaristia e, à tarde, retomou suas atividades de trabalho.
À noite, telefonou para o pároco da Paróquia de Gaza para expressar sua proximidade paterna. O Papa Francisco agradece a todo o povo de Deus que nestes dias se reuniu para rezar por sua saúde, finalizou o boletim.
Reunião na Praça de São Pedro
A partir da noite desta segunda-feira, os cardeais residentes em Roma, com todos os colaboradores da Cúria Romana e da Diocese de Roma, “recolhendo os sentimentos do povo de Deus”, se reunirão na Praça de São Pedro, às 21h (horário italiano) para a recitação do Santo Rosário pela saúde do Papa. A informação é da Sala de Imprensa da Santa Sé, explicando que a oração será presidida pelo cardeal secretário de Estado, Pietro Parolin.
Na noite desse domingo (23/02), fiéis se reuniram para rezar o Rosário pelo Papa, com a celebração presidida pelo cardeal Matteo Zuppi, presidente da CEI, na Igreja de San Domenico, em Bolonha. A Conferência Episcopal Italiana anunciou que este foi o primeiro de uma série de eventos que envolverão “todas as Igrejas na Itália unidas”.
E para responder a este convite da Igreja na Itália para intensificar a oração, a comunidade do Policlínico Universitário A. Gemelli – onde o Papa está hospitalizado desde 14 de fevereiro – e da sede romana da Università Cattolica del Sacro Cuore, para “expressar de maneira ainda mais forte a proximidade e o apoio ao Santo Padre Francisco neste momento de provação e sofrimento”, iniciaram nesta segunda-feira uma série de iniciativas espirituais “para todo o tempo de hospitalização do Santo Padre em nosso Policlínico”.
Na manhã desta segunda-feira, houve uma hora de Adoração na Capela de São João Paulo II, localizada no Hall do Hospital, seguida de Missa às 13h05. Em ambos os momentos se rezou de “maneira especial” pelo Papa Francisco.
Com informações de Vatican News
Wagner Sales – Editor de conteúdo