Rio (RJ) – Os 35 anos do Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio) serão marcados por uma celebração no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no dia 1º de maio (quarta-feira), às 20h. Mas a grande comemoração acontece no dia a dia da Instituição. Ao longo das últimas três décadas, o Seconci-Rio vem transformando vidas com ações de relevância na área da saúde, segurança, qualificação e cidadania, destinadas aos trabalhadores da construção civil.
Para o presidente da instituição, Rodrigo Cavalheiro, todo esse trabalho significativo só acontece porque as empresas do setor apoiaram a iniciativa e entenderam a necessária missão de valorização da mão-de-obra empregada nos canteiros. “São essas empresas que mantêm essa missão viva e pujante. Não apenas demonstram um compromisso com a responsabilidade social, mas também compreendem que trabalhadores saudáveis e felizes são mais produtivos”, destaca. E, como o trabalho é muito dinâmico, Cavalheiro revela que já pensam em abrir novas frentes que proporcionem um setor da construção cada vez mais saudável.
Atendimentos
No balanço social desses 35 anos, são mais de 8 milhões de atendimentos seja odontológico, consultas médicas, procedimentos de enfermagem, serviço social, promoção à saúde, educação e cidadania, cultura e lazer, segurança do trabalho, medicina do trabalho, ótica e farmácia. Com o repasse de 1% sobre o total da folha de pagamento das empresas do setor é que tem sido possível investir em um portfólio de serviços cada vez mais amplo, que a instituição oferece hoje.
A iniciativa de erguer o primeiro arcabouço social com o apoio das empresas da construção, a partir da colocação de um tijolinho, o da responsabilidade social, aconteceu em novembro de 1988. Sentindo a importância de adotar ações pontuais em prol da saúde e da segurança dos seus trabalhadores, com o consequente resgate da cidadania dessas pessoas, um grupo de empresários decidiu “sair em campo” e adotar as tratativas necessárias para que o projeto se consolidasse. Em Assembleia Geral realizada no dia 24 de novembro daquele ano, nascia o Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio).
Liderados pelo engenheiro Luiz Chor, responsável pela fundação, e outros nomes de igual importância, como Jacob Steinberg, Antônio Carlos Mendes Gomes e Mario Klinger, o grupo partiu para a ação. Afinal, para ser um agente transformador da indústria da construção seria preciso reunir parceiros proativos e que comungassem dos mesmos ideais dos fundadores. Além disso, era preciso que essas empresas também fossem movidas pelo desejo de buscar o cumprimento dos seus deveres sociais.
Apesar dos altos e baixos enfrentados pela indústria da construção em todos esses anos de atuação, o Seconci-Rio tem seguido firme no seu propósito de promover o desenvolvimento e a valorização de uma classe. Dessa forma, ele tem sido reconhecido como sinônimo de uma entidade ativa e fortalecida que prima pela qualidade de vida dos trabalhadores e pelo fortalecimento da responsabilidade social corporativa no setor.
O presidente e toda a diretoria do Seconci-Rio desejam garantir uma experiência inesquecível aos 220 convidados, que estarão no Santuário Cristo Redentor, aos pés do monumento que é considerado um patrimônio da Humanidade.
Os convidados serão recebidos com música, ao som de violinos e saxofone, além de um coquetel de boas-vindas. Em seguida, será realizada uma Bênção à instituição e aos empresários, trabalhadores das empresas, funcionários do Seconci-Rio, parceiros institucionais e fornecedores.
A exibição de um vídeo com o depoimento de várias vidas que foram impactadas positivamente com as ações sociais do Seconci-Rio demonstrará, brevemente, a relevância desses 35 anos de atuação. O ponto alto das comemorações será a iluminação do monumento ao Cristo Redentor em laranja, símbolo da cor do Seconci-Rio, realçando os 35 anos de fundação da instituição.
Com informações de assessoria
Wagner Sales – Editor de conteúdo