Seminário de Carnaval e Entrega do Troféu Guilherme Baptista - Marujo - às equipes de harmonia 2024.

Segundo e ultimo dia de palestras do Seminário do Carnaval da Assordheserj

Uma mesa de conversa com o tema “Samba, Cultura e Resistência de um povo”, onde os convidados tiveram a chance de relembrar acontecimentos do passado e do presente, rever conceitos básicos esquecidos por muitas harmonias e questionaram possíveis mudanças e a importância de adequar o moderno ao tradicional, ou seja, de adequar o moderno e tecnológico a nossa genuína e tradicional cultura preta.

Os convidados da roda de conversa foram segundo a ordem da esquerda pra direita:                                 

* Rubem Confete, um Griô do Samba, radialista e comentarista do carnaval carioca, a memoria viva do carnaval carioca. Fez considerações importantes e conceituais sobre o passado, que se reflete no presente e a importância de mantermos em nosso futuro as marcas da nossa tradição preta.

Falando sobre a “Qualificação Profissional na Cadeia Econômica e Criativa do Carnaval”

* Dra. Ionalda Belchior – Diretora da ASSORDHESERJ, fonoaudióloga e preparadora musical do carro de som do GRES Unidos do Porto da Pedra; falou sobre a importância do trabalho com as vozes da agremiação e a sua importância no decorrer do desfile e no julgamento.

* Pedro Silva – Presidente da Super Liga Carnavalesca do Brasil – Carnaval da Intendente Magalhães, falou sobre gestão de projetos e as mudanças de comportamento em relação às agremiações, a necessidade de cobranças para melhorar em todos os sentidos e aspectos o grande show do carnaval da Intendente Magalhaes, lugar de aprendizado para folião ao presidente de agremiação.

* Celio Leal – Diretor de Carnaval da ASSORDHESERJ, falou sobre a necessidade de transmitir, retransmitir e relembrar conceitos básicos da direção de harmonia em todos os segmentos de uma agremiação para que diminua os erros singulares ainda cometidos em grande escala. Lembrou-se da necessidade da leitura do Regulamento de Desfile das Escolas de Samba.

Mediadora: Marcia Miceli – Diretora da ASSORDHESERJ e Diretora de Harmonia do GRES Acadêmicos do Salgueiro.

Um Seminário participativo onde os presentes puderam dar sua opinião e depoimentos.

Logo em seguida foi à entrega do Troféu Guilherme-Marujo aos Departamentos de Harmonia do Carnaval Carioca e a equipe Assordheserj do Carnaval 2024.

 

Guilherme Baptista, mais conhecido como Marujo, fundador da Assordheserj, de compositor a diretor de harmonia, com mais de 70 anos atuando dentro de diversas Escolas de Samba com um profissionalismo impecável. Hoje Marujo faz pare do Conselho Deliberativo da Assordheserj e foi o escolhido para ser homenageado dando nome ao Troféu Assordheserj.

Por Vera Cruz

Sobre vera cruz

vera cruz

Check Also

Guterres elogia atuação das forças de paz da ONU no Líbano

Beirute (LB) – O secretário-geral da ONU está em Beirute, capital do Líbano, onde realiza …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.