Rio (RJ) – A Seleção Brasileira de futsal derrotou a Argentina por 2×1 nesse domingo (6/10) e conquistou o hexacampeonato mundial de futsal.
Primeiro tempo
A Seleção Brasileira começou melhor na partida, criando algumas oportunidades. Aos seis minutos, o pivô Ferrão aproveitou uma bola parada para fazer o primeiro gol. Logo depois, o pivô sentiu uma lesão e precisou ser substituído.
Depois disso, começou a pressão da Argentina e o show do goleiro Willian. Foram 15 defesas do goleiro brasileiro, eleito o melhor do mundo na última temporada e o melhor da Copa do Mundo na posição.
Aos 13 minutos, Rafa Santos aumentou o placar, aproveitando rebote do goleiro Sarmiento.
A Argentina continuou pressionando, mas parava na ótima atuação do goleiro Willian. O pivô Pito, escolhido melhor jogador de futsal do mundo, entrou no fim do primeiro tempo, após três partidas e ajudou na marcação.
Segundo Tempo
Na etapa final, a Seleção Brasileira teve ainda mais dificuldades. A Argentina pressionou muito, mas não conseguiu passar pelo goleiro Willian.
A Seleção Brasileira pouco chegou ao gol da Argentina. E a equipe brasileira ainda teve uma dificuldade extra. Atingiu o limite de cinco faltas e na próxima cobrança, los hermanos teriam a chance do tiro de 10 metros.
A equipe conseguiu terminar a partida sem cometer faltas, mas precisou afrouxar a marcação para não cometer a sexta falta. Aos 18 minutos, o goleiro linha argentino Matias Rosa, marcou no rebote do goleiro Willian.
A Argentina pressionou até o último segundo, mas a Seleção Brasileira tinha o goleiro Willian em dia de gala e conseguiu o hexacampeonato mundial de futsal.
A Ucrânia foi a terceira colocada, ao golear a França por 7×1. Ao fim da partida, o artilheiro Marcel falou sobre o goleiro Willian.
“Para vocês é uma coisa impressionante, para os torcedores também, mas para nós é como se fosse comum já”, afirmou o artilheiro Marcel sobre o goleiro Willian.
“Ele é um grande goleiro e mais uma vez fechou o gol. Ele é muito merecedor, assim como Roncáglio e Guitta. Ele se preparou muito, mas a gente já está acostumado. Que bom, porém, que ele está do nosso lado”, lembrou o ala brasileiro.
Premiações
Além do goleiro Willian, escolhido o melhor da competição, o ala Dyego foi eleito o melhor jogador do torneio. O fixo Marlon foi o segundo e o ucraniano Semenchenko o terceiro melhor jogador da Copa do Mundo.
O brasileiro Marcel foi o artilheiro da competição no Uzbequistão, seguido do ucraniano Abakshyn e do argentino Arrieta com 7.
Foi o sexto título da Seleção Brasileira em 10 edições da Copa do Mundo organizada pela FIFA. A Espanha conquistou dois e Argentina e Portugal ganharam uma Copa do Mundo cada.
A Seleção Brasileira ganhou as sete partidas, fez 40 gols e sofreu 6.
Desde 2012 que o Brasil não chegava a uma final. Por sua vez, a Argentina marcou a sua terceira final consecutiva.
O HEXA veio para o futsal antes de chegar para o futebol.
Com informações de Salvador Gama
Wagner Sales – Editor de conteúdo