<
Paulo Gonet - Procurador Geral da República. Foto: Pedro França/Agência Senado.

STF Ouve Testemunhas em Ação Penal de Tentativa de Golpe de Estado

O Supremo Tribunal Federal (STF) prosseguiu nesta sexta-feira (23/05) com a fase de instrução da Ação Penal (AP) 2668, que investiga a tentativa de golpe de Estado no Brasil. Na tarde de hoje, o STF ouviu cinco testemunhas indicadas pelas defesas dos réus.

A audiência, que começou às 14h, teve como primeiro depoente o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Também foram ouvidos o comandante da Marinha, Marcos Sampaio Olsen, o ex-deputado e ex-ministro Aldo Rebelo, o coronel Alex D’alosso Minussi e o coronel Gustavo Suarez da Silva. A sessão contou com a presença do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e de advogados de defesa.

Núcleo Crucial da Ação Penal 2668

A AP 2668 foca no chamado “Núcleo 1” ou “Núcleo Crucial” da suposta organização responsável pela articulação do plano de ruptura institucional para impedir a posse do presidente eleito em 2022. Este grupo, denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e com denúncia aceita pelo STF em março, é composto por Jair Bolsonaro, Alexandre Ramagem, Almir Garnier Santos, Anderson Torres, Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.

Os réus respondem por cinco crimes: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Vale ressaltar que a apuração dos crimes de Alexandre Ramagem foi suspensa temporariamente após sua diplomação como deputado federal.

As audiências, realizadas por videoconferência, serão retomadas na próxima segunda-feira (26/05), às 15h, e estão previstas para ocorrer até 2 de junho.

Depoimentos da Manhã

Pela manhã, a audiência, iniciada às 8h e conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, ouviu duas testemunhas de defesa: o ex-delegado da Polícia Federal Carlos Afonso Gonçalves Gomes Coelho, indicado pela defesa de Alexandre Ramagem, e o coronel Waldo Manuel de Oliveira Aires, que depôs em favor de Walter Braga Netto.

 

Com informações de assessoria

Wagner Sales – editor de conteúdo

Foto:

Sobre wagner

wagner

Check Also

Médico e Ex-Vereador de São Gonçalo Preso por Morte de Paciente

A Polícia Civil do Rio de Janeiro, por meio da 78ª DP (Fonseca), prendeu nesta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.

Open chat
Oi, tudo bem, como posso te ajudar?
Can we help you?