A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, nesta quarta-feira (21/05), por 57 votos favoráveis, a indicação de Thiago Pampolha para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ). A Mensagem 15/25, de autoria do Executivo, agora aguarda a nomeação oficial do governador Cláudio Castro.
O deputado Rodrigo Bacellar (União), presidente da Alerj, elogiou a indicação e pediu que Pampolha atente às necessidades das prefeituras do interior, que frequentemente carecem de quadro técnico. “Não tenho dúvidas quanto aos requisitos técnicos do Pampolha para ocupar a vaga. Ele já foi reconhecido pelo voto popular e espero que sua ida ao TCE ajude a mudar a máxima de punição de prefeitos do interior”, discursou Bacellar.
Carreira e Trajetória de Thiago Pampolha
Em sua fala, Pampolha destacou seus três mandatos como deputado estadual na Alerj e sua atuação em comissões importantes, como a de Constituição e Justiça (CCJ), Orçamento e Tributação. Ele também presidiu as Comissões de Defesa dos Animais e do Meio Ambiente, além de ter sido vice-presidente de Obras e Defesa do Consumidor.
“No intenso trabalho desses colegiados, eu consegui uma bagagem das questões orçamentárias, com apresentação de pareceres aos projetos de lei. Também atuei em questões relativas à sonegação fiscal”, declarou Pampolha, ressaltando a importância de sua experiência para o novo desafio no TCE/RJ.
Logo após a votação, Pampolha protocolou sua renúncia ao cargo de vice-governador, que foi lida em plenário. Antes da votação final, sua indicação já havia sido sabatinada e aprovada por unanimidade pela Comissão de Normas Internas e Proposições Externas e chancelada pela CCJ da Alerj na última terça-feira (20/05).
Com 38 anos, Thiago Pampolha dedicou 15 anos à vida pública. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010 e reeleito duas vezes. No Executivo, atuou como secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude e do Ambiente e Sustentabilidade, assumindo o cargo de vice-governador em janeiro de 2023. Ele substituirá o conselheiro José Maurício Nolasco, cuja aposentadoria compulsória foi publicada na segunda-feira (19/05).
Com informações de assessoria
Wagner Sales – editor de conteúdo
Foto: Tânia Rego / Agência Brasil