Totens de segurança ajudam na vigilância no centro da capital

São Paulo (SP) – O estado de São Paulo deu início neste mês de agosto a um projeto-piloto para o combate à criminalidade no centro da capital. Foram instalados totens de segurança na Rua 25 de Março, na Praça da República e na região das Cenas Abertas de Uso, que permitem o contato direto da população com as centrais de controle e equipes das forças de segurança. A instalação dos dispositivos compõe uma série de ações para garantir mais segurança e revitalizar o coração da capital.

“Vamos utilizar a tecnologia a favor de nossas operações de segurança pública. Além de policiamento ostensivo e reforço em pontos estratégicos, vamos atacar todo esse ecossistema criminoso e acolher os dependentes químicos dessas áreas. A região central São Paulo tem sido degradada ao longo dos anos e não vamos poupar esforços para reverter essa situação com um conjunto de ações que envolvem todas as dimensões do governo. Vamos devolver o centro às pessoas”, afirma o governador Tarcísio de Freitas.

Pontos específicos

Multifuncionais e com quatro metros de altura, os equipamentos foram desenvolvidos pela empresa Helper Tecnologia e estão localizados em três pontos específicos do Centro da Capital, na esquina das ruas General Couto de Magalhães e dos Protestantes; em frente ao Edifício Itália (Praça da República) e no Parque Dom Pedro II (25 de Março).

Os totens são equipados com um botão de emergência para o acionamento da PM, um sistema de comunicação para o envio de alertas, um conjunto de câmeras de monitoramento e leitura de placas, entre outros dispositivos. “Os totens vão contribuir diretamente com as atividades de policiamento e patrulhamento na região. Com um conjunto de funcionalidades e serviços, eles fornecerão informações essenciais para fortalecer ainda mais o trabalho estratégico que tem sido realizado na região para combater a criminalidade e garantir a segurança da população”, explica o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

Análise semanal

Os furtos em geral registraram uma queda histórica na análise semanal realizada na área das cenas abertas de uso, que inclui os dados criminais registrados no 3º (Campos Elíseos) e 77º (Santa Cecília) Distrito Policial, na área central de São Paulo.

Entre os dias 5 e 11 de agosto, a região registrou 110 furtos, queda de 62% em relação aos 291 registrados no mesmo período do ano passado. A marca foi a menor registrada desde o início do monitoramento, em abril de 2023.

Os roubos também tiveram baixa, de 59%. O número passou de 121 para 50 ocorrências no comparativo. Em 2022, foram 112 delitos no período, queda de 55% com a quantidade atual.

 

Com informações de assessoria

Wagner Sales – Editor de conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

Defesa Civil de SP estende alerta de risco elevado para incêndios

São Paulo (SP) – A Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.