Quatro membros do destacamento do Serviço Secreto cercaram Trump e o levaram para fora do palco até um veículo. Foto: David Maxwell / EPA / EFE

Trump sofre atentado durante comício na Pensilvânia

Rio de Janeiro (RJ) – O governo norte-americano trata como atentado o ataque ao ex-presidente Donald Trump ocorrido quando ele fazia um comício na Pensilvânia neste sábado. Um atirador e um espectador foram relatados como mortos mais tarde. Segundo um porta-voz da campanha, Trump estava sendo examinado em um hospital.

Segundo a CNN, o atirador foi “neutralizado”, de acordo com várias fontes policiais. Por sua vez, a NBC News informou que ele estava “falecido”.

Além disso, um espectador morreu e outro ficou gravemente ferido, disse o promotor público de Butler Counter, Richard Goldfinger.

Tiros sobre a multidão

Menos de 10 minutos após o discurso de Trump, tiros foram disparados sobre a multidão que se reuniu para ouvir Trump falar em Butler, Pensilvânia, informou a mídia local.

“E então o pior presidente da história do nosso país assumiu. E veja o que aconteceu com o nosso país. Provavelmente 20 milhões de pessoas [entraram ilegalmente]. E, você sabe, isso é um pouco antigo, esse gráfico… esse gráfico tem alguns meses. E se você realmente quer ver algo tão triste, dê uma olhada no que aconteceu…” Trump disse antes dos tiros, segundo a Fox News .

O ex-presidente caiu no chão atrás do pódio para se proteger. Quatro membros do destacamento do Serviço Secreto o cercaram e então o levaram para fora do palco até um veículo. Dois homens com rifles em equipamento tático apareceram na cena.

Enquanto era levado às pressas para fora do palco, Trump parecia estar sangrando no ouvido direito.

Apesar do aparente ferimento, o ex-presidente se virou para a multidão e ergueu o punho antes de ser escoltado para fora do local.

Milhares de pessoas compareceram ao Butler Farm Show Grounds no sábado, apesar das temperaturas ficarem na casa dos 32 graus Celsius.

“Ouvimos um monte de… barulhos altos de estalos. No começo pensei: são fogos de artifício? De repente, todo mundo começou a gritar”, disse Alayna Treene, da CNN, que estava reportando do comício.

Os espectadores gritaram “EUA” e então deixaram o local. Fitas de isolamento foram colocadas na cena do crime ao redor da área.

Entre a lista de palestrantes programados estava Doug McCormick, que concorre para destituir o senador democrata da Pensilvânia, Bob Casey, em novembro.

O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, disse em uma declaração no X que foi informado sobre o incidente e que a polícia estadual está investigando junto com as autoridades federais.

“A violência direcionada a qualquer partido político ou líder político é absolutamente inaceitável”, escreveu Shapiro. “Não tem lugar na Pensilvânia ou nos Estados Unidos.”

Trump estava visitando o estado decisivo da Pensilvânia antes da Convenção Nacional Republicana na próxima semana em Milwaukee, onde deve anunciar seu tão aguardado companheiro de chapa.

A lista de nomes inclui o governador de Dakota do Norte, Doug Burgum, o senador de Ohio, JD Vance, e o senador da Carolina do Sul, Tim Scott .

“Por favor, juntem-se a Kathryn e a mim em orações pelo presidente Trump, sua família e todos os presentes no comício hoje”, escreveu Burgum no X após o incidente.

O presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris foram informados sobre a situação.

“Estou grato por saber que ele está seguro e bem. Estou rezando por ele e sua família e por todos aqueles que estavam no comício, enquanto aguardamos mais informações”, disse Biden em um comunicado .

“Jill e eu somos gratos ao Serviço Secreto por colocá-lo em segurança. Não há lugar para esse tipo de violência na América. Precisamos nos unir como uma nação para condená-la.”

Biden disse mais tarde em uma entrevista coletiva que tentou entrar em contato com Trump sobre o ataque.

“A ideia, a ideia de que há violência política como essa em qualquer lugar da América é simplesmente inédita — simplesmente não é apropriado”, disse Biden. “Todos devem condená-la. Todos.”

Autoridades policiais disseram que a situação está sendo investigada como uma possível tentativa de assassinato, informaram a ABC News e a CNN.

Quando perguntado se ele acha que o incidente foi uma tentativa de assassinato, Biden apenas disse: “Tenho uma opinião, mas não tenho fatos”. 

Com informações da Agência de notícias UPI

Wagner Sales – Editor de conteúdo

 

Sobre wagner

wagner

Check Also

Governo Cubano liberta dezenas de prisioneiros

Havana (CUB) – Um total de 127 prisioneiros foram libertados nas últimas horas em Cuba, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.