Luanda – Três pessoas foram presas acusadas de crime de exercício ilegal de profissão. Elas foram flagradas vendendo fármacos de forma ilegal, a céu aberto, sem qualquer habilitação e condições de armazenamento dos produtos.
A prisão foi realizada pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), através da sua Direcção Central de Combate aos Crimes Económicos e Contra Saúde Pública, no âmbito das suas acções operativas e de enfrentamento ao combate de venda ilegal de medicamentos. Os presos têm entre 47 e 54 anos de idade.
Bancadas expostas ao sol
Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC geral disse aos jornalistas que os implicados procediam à venda destes fármacos em bancadas expostas ao sol e em péssimas condições. Os medicamentos estavam armazenados em locais impróprios, demonstrando a falta de preocupação das pessoas presas com a saúde dos consumidores.
Com o armazenamento dos fármacos em local impróprio poderia levar a alteração de suas fórmulas e consequentemente não tratariam os sintomas de quem os consumisse. Os policiais encontraram três toneladas de medicamentos, dentre os quais, alguns faziam parte dos lotes de distribuição de hospitais públicos, proibidos à venda, bem como outros com prazo de caducidade vencida há mais de dois anos.
Halaiwa, salienta que os cidadãos detidos serão apresentados ao Ministério Público e na sequência ao Juiz de garantias para ulteriores trâmites processuais.
Com informações de Matias Venancio (Correspondente em Angola)
Wagner Sales – Editor de conteúdo