O brasileiro Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid, ganhou nesta terça-feira (17), o Prêmio de melhor jogador do mundo do FIFA THE BEST.
O The Best premiou os destaques da temporada passada.
Vini Júnior foi o artilheiro e destaque do Real Madrid nos títulos da La Liga e da UEFA CHAMPIONS LEAGUE.
O brasileiro marcou 24 gols e deu 11 assistências para os companheiros em 39 jogos da última temporada.
Desde 2007, que um brasileiro não conquistava o prêmio.
Romário em 1994, Ronaldo em 1996, 1997 e 2002, Rivaldo em 1999, Ronaldinho Gaúcho em 2004 e 2005 e Kaká em 2007 foram os brasileiros a ganhar o Prêmio de melhor jogador do mundo.
Além disso, Vinícius Júnior foi o primeiro jogador negro a ganhar o prêmio depois de 2005, quando Ronaldinho Gaúcho ganhou o Prêmio.
Luta contra o racismo
A escolha de Vinícius Júnior fortalece ainda mais a luta que o atacante trava na Espanha contra o preconceito racial desde que chegou ao Real Madrid em 2018.
Principalmente, nas últimas três temporadas, quando o jogador começou a se destacar pelos Merengues, como é conhecido o time do Real Madrid, sofreu todo o tipo de preconceito como um apresentador de televisão mandá-lo ir sambar no sambodromo, ter um boneco seu pendurado pelo pescoço em uma ponte antes de um jogo, ser frequentemente chamado de mono (macaco em espanhol) durante as partidas…
Além de Vinícius Júnior, a brasileira Marta ganhou o Prêmio Marta, por ter marcado o gol mais bonito do futebol feminino na temporada.
Seleção da temporada passada
A FIFA também escolheu a Seleção com os melhores jogadores da última temporada: Emiliano Martínez (Argentina/ Aston Villa), Carvajal (Espanha/ Real Madrid), Rudiger (Alemanha/ Real Madrid), Rúben Diaz (Portugal/ Manchester City) e Saliba (França/ Arsenal); Rodri (Espanha/ Manchester City), Kroos (Alemanha/ Real Madrid) e Bellingham (Inglaterra/ Real Madrid); Lamine Yamal (Espanha/ Barcelona) Halland (Noruega/ Manchester City) e Vinícius Júnior (Brasil/ Real Madrid).
O treinador foi o italiano Carlo Ancelotti do Real Madrid.
Com informações de Salvador Gama
Wagner Sales – Editor de conteúdo
Foto: Raffael Ribeiro / CBF