As eleições para a Presidência da CBF ocorrerão no domingo (25).
Samir Xaud, Presidente da Federação de Roraima, é candidato único e tem os votos de 25 das federações e 10 clubes da primeira e segunda divisões.
Nessa quarta-feira, 20 clubes divulgaram um comunicado nas redes sociais informando que não votarão nas eleições de domingo, em protesto contra o futuro presidente e o sistema de votação da CBF, que tirou o poder das mãos dos clubes.
Na nota, os clubes se colocam a disposição para conversar com o novo mandatário da CBF.
Confira a Íntegra da nota abaixo.
“SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL”
O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.
Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.
Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.
SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL
América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.”
Como se vê, são 11 clubes da Série A e 9 da Série B, o que daria 31 votos para os clubes, longe dos 89 votos garantidos para Samir.
Contando com as duas federações estaduais que não apoiam o candidato único da Presidência, são 37 votos.
Segundo os clubes, o protesto é simbólico, eles não querem que o futuro mandatário da CBF tenha 100% dos votos.
Com informações de Salvador Gama
Wagner Sales – editor de conteúdo
Foto: CBF