Quarenta e sete por cento dos casos em 2023 foram praticados por parentes próximos das vítimas, como pais, mães, padrastos e madrastas. Foto: Divulgação.

Violência contra crianças aumenta 173% nos últimos três anos no Rio

Rio de Janeiro (RJ) – Dados revelados pelo Anuário do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que os casos de violência contra crianças de até 11 anos na cidade do Rio de Janeiro aumentaram 173% nos últimos três anos – em 2020, foram registrados 118 crimes deste tipo; no ano passado, 323. De acordo com o levantamento, 47% dos casos em 2023 foram praticados por parentes próximos das vítimas, como pais, mães, padrastos e madrastas.

O crescimento aconteceu também quando foram levados em conta os números de todo o estado: 73% nos últimos três anos. Segundo o ISP, o total de registros pulou de 426 para 741 em 2023. Dados como esses levaram um grupo de especialistas a criar um manifesto virtual por ocasião do Maio Laranja, que celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.

Abuso entre pessoas com deficiência

“Os números são alarmantes, e o mais preocupante é a incidência desproporcional desse tipo de abuso entre pessoas com deficiência”, ressalta Renato de Paula, PhD em Bioquímica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em neurociência no Imperial College London, na Inglaterra, e um dos responsáveis pelo manifesto.

De acordo com o especialista, a criação do movimento visa pôr fim a esse ciclo de violência alarmante que vem crescendo:

“Além das ações em espaços físicos, é importante elaborar materiais educativos acessíveis, como folhetos e vídeos informativos, e promover campanhas de sensibilização nas redes sociais”.

Ao presenciar crimes deste tipo, o cidadão deve ligar para o número 125, de forma anônima. Já o manifesto pode ser acessado pelo link https://renatodepaularj.com.br/protecao-inclusiva.

Com informações de assessoria

Wagner Sales – Editor de conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

Recursos do PAC para catadores gerir coleta e tratamento de resíduos

Projeto remunera grupos que já cuidam da coleta e reciclagem de resíduos sólidos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.