Luanda (AO) – No âmbito da campanha nacional de combate à hanseníase e geohelmintiases (verminoses), a administração municipal de Xá-Cassau iniciou a distribuição de medicamentos para desparasitação de estudantes das escolas públicas locais nesta segunda-feira, 05 de maio. O programa de saúde pública visa a prevenção e tratamento de parasitas intestinais em crianças e adolescentes com idades entre 5 e 14 anos.
O Director Municipal da Educação de Xá-Cassau, Venâncio Ichinguinheca, representando a Administradora Municipal, Dra. Esmeralda da Piedade Maximata, garantiu que o objetivo principal da campanha é reduzir a prevalência de verminoses e melhorar a saúde escolar, impactando positivamente o desenvolvimento e o rendimento escolar das crianças do município de Xá-Cassau.
O Director Municipal da Saúde, Fernando Chicolassonhi, ressaltou que “a desparasitação escolar é um tratamento coletivo e preventivo dos alunos que contribui para a redução da carga de infecções por parasitas intestinais, o que permite que as crianças nasçam mais saudáveis”.
Mais de 1.300 crianças foram beneficiadas com a dose única de albendazol. Os estudantes pertencem ao Complexo Escolar da sede do município de Xá-Cassau, além das localidades de Sambaia, Luenda, Luó, Sambinza e Chapa.
Com informações de Matias Venâncio (Correspondente em Angola)
Wagner Sales – Editor de conteúdo
Foto: Divulgação