A previsão é de colher no período 2024-2025, 25.109 toneladas de produtos diversos, com realce para a batata-doce, inhame, mandioca e hortícolas. Foto: Divulgação.

Xá-Muteba conta com mais de dois mil hectares para cultivo

Luanda (AO) – O município do Xá-Muteba tem preparado para o presente ano agrícola, 2.954 hectares para o cultivo de várias culturas.

Os dados foram avançados pelo Administrador Adjunto Francisco Pedro Correia, em representação da Administradora municipal, Esmeralda da Piedade Maximata, nesta segunda-feira (09/12), na localidade de Caicesse, Comuna do Iongo.

A previsão é de colher no período 2024-2025, 25.109 toneladas de produtos diversos, com realce para a batata-doce, inhame, mandioca e hortícolas. Envolvendo 19.699 famílias e 12 pequenos agricultores.

Sementes

Foram entregues aos agricultores de forma simbólica, instrumentos de trabalho, como sementes de milho amarelo e branco, arroz, massango, massambala, feijão, enxadas, catanas e machados, para 11 cooperativas agrícolas que representam 275 famílias.

Na ocasião o Administrador Adjunto do Município do Xá-Muteba, Francisco Correia, instou os presentes no sentido de trabalhar-se no fomento com o objetivo de aumentar a produtividade do sector agrícola, através da promoção da agricultura familiar, da transformação sustentável e da produção de subsistência.

Salientou também a necessidade do incremento progressivo de uma produção voltada para o mercado, visando alcançar a segurança alimentar e a nutrição, para combate a fome e a pobreza, reduzindo assim, a dependência produtiva e aumentar a diversificação da produção interna ao nível do Município do Xá-Muteba.

Durante a actividade, foram realizadas demonstrações técnicas do uso e manuseio de pequenos equipamentos de mecanização agrícola, de correcção dos solos, o lançamento da semente à terra, bem como visita à exposição de produtos do campo.

Com informações de Matias Venâncio (Correspondente em Angola)

Wagner Sales – Editor de conteúdo

Sobre wagner

wagner

Check Also

A Diáspora Africana que incomoda

A diáspora africana que incomoda. Essa frase é como um grito silencioso nas paredes das cidades, nas ruas onde a história se entrelaça com a vida cotidiana.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Sign In

Register

Reset Password

Please enter your username or email address, you will receive a link to create a new password via email.